sábado, 13 de abril de 2024

Panemãos coleta lixo no Paredão e pede consciência ambiental aos frequentadores

O local é muito tem grande fluxo de pessoas que ao saírem deixam seu lixo espalhado

 

Da redação

 

No último sábado (21/1), integrantes do coletivo Panemãos – mãos unidas pelo rio Paranapanema, realizaram a coleta de lixo no Paredão, um dos pontos de acesso ao rio que reúne frequentadores todos os finais de semana em Ourinhos.

O local, que fica no fim da estrada da Cesp (estrada do antigo Ferro Velho Cruzeiro), estava com lixo deixado pelos frequentadores acumulado na entrada e por toda sua extensão.

A limpeza, que aconteceu das 8h30 às 12 horas, contou com cerca de 30 pessoas, que se reuniram pela manhã munidos com sacos de lixo, luvas e pás. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, forneceu o caminhão que esteve no local para levar o material recolhido.

Na ocasião também foram instaladas placas para alertar os visitantes sobre a necessidade de levar o lixo embora. “Como ali é um local onde não há coleta, é preciso que cada pessoa se responsabilize pelo seu. Se você trouxe, você também consegue levar embora. Estamos orientando para que os visitantes recolham seu lixo numa sacola e o depositem no container azul, que foi instalado pela secretaria do Meio Ambiente no início da estrada de asfalto. Assim, podemos manter o Paredão limpo sempre”, ressaltou Nataly Silva, uma das integrantes do coletivo.

Os integrantes do Panemãos ainda pedem para que os visitantes do rio não retirem, quebrem ou usem as placas de madeira para fazer fogueiras. “No dia seguinte à ação, tivemos relatos de que algumas placas haviam sido usadas para fogueira. Além disso, já havia lixo espalhado pelas margens do rio e na entrada do Paredão. A gente sabe que as mudanças não acontecem de uma hora para outra, mas pedimos a colaboração de todos. Enquanto isso, vamos fazendo nosso trabalho para conscientizar cada vez mais pessoas”, afirmou.

As ações do coletivo são divulgadas nas redes sociais (Instagram e Facebook – @panemaos). Acompanhe e colabore. Toda ajuda é bem-vinda.

 

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.