quarta, 26 de março de 2025
Publicado em 09 jan 2015 - 04:03:44
Hernani Corrêa
A reportagem do NovoNegocião ficou de plantão apenas 10 minutos nas esquinas da Avenida Altino Arantes com a Rua Antônio Carlos Mori, no centro de Ourinhos. Neste período fotografou, filmou e entrevistou diversos pedestres no momento em que acabam de atravessar a rua.
Foi o observado que muitos sabem, percebem, mas não respeitam os semáforos para pedestres, instalados pela prefeitura em diversos cruzamentos da cidade. Mesmo correndo o risco de serem atropelados em cima da faixa destinada a eles.
As desculpas são muitas, segundo opiniões de alguns flagrados passando no sinal vermelho: falta de tempo, pouco tempo no horário de almoço, distração e correria para não perder o horário bancário. Nenhuma delas justifica o risco que se corre.
“Abriu uma brechinha, a gente passou, mas é uma questão de consciência do motorista brasileiro também que nos atropela até na faixa, tem que educar todo mundo”, argumentou um casal.
“Vi que passei no vermelho, mas estou atrasado para ir no banco e me arrisquei”, exclamou outro apressadinho.
“Passei no vermelho porque vi que não vinha nenhum carro, mesmo sabendo que estava errada e acabamos abusando um pouco da sorte”, justificou outra jovem.
Única excessão – Porém não são todos que agem desta maneira. Verificamos que muitos esperam a sua vez, mesmo que o tempo de travessia destinado aos pedestres seja curto. A reportagem cronometrou que o farol fica “verde” somente 10 segundos para o pedestre naquela esquina.
“Eu acho que é a consciência que a gente tem e também educação, porque se o semáforo está ali para alertar alguma coisa, é porque tem que obedecer”, explicou outra jovem que esperou pacientemente o farol abrir para poder passar no verde.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.