sábado, 07 de dezembro de 2024

Pioneiro em Ourinhos, Colégio Saber implementará programa que desenvolve habilidades emocionais e sociais em sala de aula

Publicado em 03 maio 2017 - 12:45:47

           

Da redação

Aprender a lidar com as dificuldades do dia a dia não é tarefa fácil. E para estimular os alunos a explorarem maneiras de lidar com situações como amizade, comunicação, solidão, ameaças, bullying, mudanças, perdas, entre outras, o Colégio Saber, em Ourinhos (SP), contará com o programa Amigos do Zippy, que será desenvolvido, em 2017, com crianças do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

O programa compreende uma série de seis histórias intituladas “Amigos do Zippy”. O Zippy é um inseto – um bicho-pau – e seus amigos são um grupo de crianças. As histórias mostram esses personagens enfrentando problemas que são familiares às crianças, dando-lhes a oportunidade de refletirem e criarem estratégias para os problemas apresentados, por meio de jogos lúdicos que possibilitam experimentar suas sugestões à medida que suas habilidades emocionais e sociais são desenvolvidas. O objetivo é promover o bem-estar e encorajar o aluno a explorar várias opções de solução e a pensar por si mesmo, propiciando maior autonomia e protagonismo.

Gustavo Lian, presidente do Grupo A Educacional, do qual faz parte o Colégio Saber, enfatizou a importância do desenvolvimento social e emocional nas escolas do grupo. “Um dos fatores mais valorizados pela área de Recursos Humanos das grandes empresas é a Inteligência Emocional. O programa Amigos do Zippy, com suas dinâmicas e atividades, tem conseguido resultados excepcionais com nossas crianças”, ressaltou.

“O Amigos do Zippy já beneficiou mais de 277 mil alunos de 45 cidades brasileiras com excelentes resultados para os alunos, para os professores e para a transformação do clima emocional da sala de aula. As novas habilidades aprendidas e o ambiente cooperativo que o professor constrói impactam também o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, respondendo por melhor aproveitamento acadêmico”, explicou Tania Paris, fundadora da Associação pela Saúde Emocional de Crianças, responsável pelo Amigos do Zippy no Brasil.

O papel do professor é fundamental para o êxito do programa. Ele atua como facilitador do desenvolvimento emocional das crianças. Por isso, é especialmente capacitado num processo de formação coordenado pela ASEC. Em Ourinhos, a formação inicial dos professores que irão participar do programa foi realizada nos dias 26 e 27 de janeiro. Desta maneira, os professores estão aptos a iniciar o desenvolvimento das aulas do programa com os seus alunos.

Depoimentos

Laís de Jesus Bagnatori Castelani, professora do 3º ano, e Letícia Cristina Ribeiro Rodrigues, do 4ª ano, participaram da formação inicial e disseram que a experiência foi muito gratificante.

Para Silvana Bagnatori, coordenadora do Colégio Saber, participar do programa Amigos do Zippy é uma experiência fantástica. “É importante aprender a lidar com as dificuldades do dia a dia, falar o que se está sentindo e descobrir diferentes meios de se lidar com esses sentimentos. Nossos alunos, por meio do programa, aprenderão a interagir de maneira saudável com as pessoas exercitando sua capacidade emocional e social”, acrescenta. 

Ana Laura Nicastro, diretora do Colégio Saber, enfatizou: “Com mais uma inovação na área da educação, o Colégio Saber, em 2017, desenvolverá um programa maravilhoso que ensinará os alunos do 1°ao 5°ano a lidarem com suas emoções. Com isso, ficará muito mais fácil para nossos alunos enfrentarem seus problemas na adolescência e na vida adulta”.

Sobre o Colégio Saber – O Colégio Saber faz parte do Grupo A Educacional, que teve início em 1981, com a fundação do Colégio Horizontes. Atualmente, são cinco unidades – Horizontes, Liceu Santa Cruz, Aprendendo a Aprender, Concórdia e o Colégio Saber. Todas as escolas do grupo são parceiras da ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças, representante exclusiva do programa Amigos do Zippy no Brasil e responsável pela formação e suporte aos educadores. 

Sobre a ASEC – A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) é uma entidade sem fins econômicos, com equipe multidisciplinar e atividades que promovem saúde emocional para crianças, professores, pais e adultos em geral. Atuando desde 2004 com o programa educacional Amigos do Zippy e seus subprodutos, a ASEC já beneficiou mais de 300 mil pessoas no Brasil. A implementação dos programas é feita por meio de parcerias com secretarias municipais ou estaduais de educação, escolas particulares, entidades educacionais, empresas, fundações e institutos interessados em viabilizar a educação emocional no Brasil. A ASEC realiza avaliações do impacto de sua intervenção em todos os públicos que participam de seus programas e cursos, comprovando sua eficácia. Além disso, a associação é reconhecida como Entidade de defesa dos Direitos Humanos pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e é registrada no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de São Paulo.

Sobre o Amigos do Zippy – O Amigos do Zippy é um programa de educação emocional desenvolvido em escolas públicas e privadas, que ensina crianças pequenas a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos, a construir estratégias para resolver problemas e a fazer escolhas que melhorem sua qualidade de vida, levando em conta os sentimentos das outras pessoas. Nos últimos 12 anos, beneficiou aproximadamente 277 mil crianças com o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais em 45 municípios brasileiros. O Amigos do Zippy tem sua eficácia comprovada internacionalmente na área de promoção de saúde mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Sua metodologia de aprendizagem está em total consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Além disso, em 2013, o MEC reconheceu a metodologia da ASEC de capacitação de educadores em Educação Emocional como Tecnologia Educacional promotora da Educação Integral e Integrada, na perspectiva de ampliação da jornada escolar no país e da articulação da escola com seu território.

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