quinta, 23 de maio de 2024

Plataforma que oferece cursos da área de tecnologia é lançada em Ourinhos

Marcília Estefani

 

Foi lançada em Ourinhos, no dia 9 de agosto, uma nova plataforma de cursos gratuitos que oferece oportunidade de formação e capacitação gratuita na área de Programação e Tecnologia da Informação (TI), área muito valorizada e com déficit de profissionais.

O Novo Futuro Tech é um movimento cooperativo entre diferentes setores por iniciativa do CIVAP em parceria com as governanças municipais e parceiros locais, para formação e empregabilidade de novos profissionais na área, que hoje sofre com a falta de mão de obra qualificada, ou seja, existem vagas abertas sem profissionais capacitados para assumi-las

O evento de lançamento aconteceu no Teatro Municipal Miguel Cury, onde o prefeito Lucas Pocay recebeu lideranças das cidades de Paulistânia, Manduri, Gália, Espírito Santo do Turvo, Cabrália Paulista, Duartina, Fernão, Santa Cruz do Rio Pardo e Ibirarema.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Tiago Moreira, os cursos deverão fazer a diferença na vida de quem procurar qualificação na área do TI.

“Mais uma inovação na cidade de Ourinhos, que nós recebemos através de um consórcio com o SIVAP. Essa plataforma já tem mais de 16 mil alunos, com uma vasta gama de cursos e totalmente online. Essa é uma grande oportunidade para os jovens que necessitam de qualificação”.

O coordenador do programa, Fabiano Porto, também esteve presente e falou sobre a importância da plataforma.

“O programa oferece plataforma de ensino gratuita, de formação profissionalizante, sem limite de idade e vagas ilimitadas. São diversos cursos que terão o certificado após a conclusão. Sabemos que o mercado de trabalho que envolve a tecnologia da informação está em déficit, por isso a importância em realizar esses cursos, onde as vagas de trabalho serão facilmente preenchidas por esses alunos”.

COMO FUNCIONA – Em todas as regiões do Estado de SP e do Brasil acontece a mesma situação: Há muitas vagas de emprego abertas na área de Programação e TI, mas não há profissionais qualificados para preenchê-las.

​Pensando nisso, foi idealizado pelo Deputado Sergio Victor o Programa NOVO FUTURO TECH, que propõe ações em cooperação entre quatro principais partes: Plataforma de Ensino, Comunidades Locais de Tecnologia, Profissionais de RH e, claro, a parte fundamental: empresas com vagas abertas na área.

CURSOS OFERECIDOS – Oferece quatro cursos que inicia no básico e oferece as bases em áreas muito procuradas pelo mercado de trabalho.

1 – Lógica de Programação: É a forma como o desenvolvedor entende a comunicação a fim de programar uma função de um programa.

2 – HTML5 e CSS3 Básico: Aprenda a construir uma página WEB utilizando estrutura de HTML5 e defina estilos para elementos utilizando CSS3.

3 – Páginas com Bootstrap: Aprenda a utilizar o framework Bootstrap e aprofunde mais o seu conhecimento neste conhecimento muito procurado na área.

4 – Iniciando com Javascript: É uma das mais importantes linguagens front-end, e nesse curso você entenderá o porquê e como trabalhar com ela.

CERTIFICADO – Todos os cursos do Programa Novo Futuro Tech, oferecido pela plataforma Digital Innovation One, oferece certificados de conclusão de curso. Para receber, o aluno precisará finalizar todo conteúdo e também enviar o trabalho/desafio solicitado por cada curso.

VANTAGENS DA ÁREA – Um dos pontos interessantes da carreira como Programador é que pode ser realizada a distância, bastando acesso à internet e um computador de média capacidade. É possível até mesmo trabalhar em projetos e empresas de outros países sem sair da sua casa. Em uma sociedade cada dia mais digital, as áreas de TI e programação são fundamentais para o desenvolvimento de um país. Estudos recentes mostram que o Brasil poderá ter falta de 1 milhão de profissionais em 2030 se nada for feito para formar novos profissionais na área.

INSCRIÇÕES – Os interessados podem ser inscrever acessando o endereço:  https://www.novofuturo.online/ourinhostech

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.