quinta, 23 de maio de 2024

Organizadores dizem que plebiscito da SAE já coletou mais de 2.500 assinaturas

A informação foi dada por um dos organizares do Movimento que pretende impedir a concessão da autarquia à iniciativa privada

 

Marcília Estefani/Hernani Corrêa

 

O grupo ourinhense que compõe o movimento “Povo em Defesa da SAE” continua a mobilização em busca de assinaturas que viabilizem a realização de um plebiscito em Ourinhos sobre a privatização/concessão da Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos.

 

O QUE É UM PLEBISCITO? – Plebiscito é uma consulta popular sobre um assunto de grande importância para a população sobre fato específico, decisão política, programa, obra ou matéria relevante.

Pela Lei Orgânica do Município de Ourinhos, plebiscito também pode ser convocado pela população, sendo necessário que pelo menos 5% do eleitorado do município assine a solicitação de plebiscito, ou seja, em torno de 4.500 eleitores/as de Ourinhos.

Por isso o movimento “Povo em Defesa da SAE” está colhendo assinaturas para poder apresentar na Câmara Municipal uma solicitação de plebiscito para que a população de Ourinhos possa decidir sobre a concessão/privatização ou não da SAE.

Além dos pontos fixos para a coleta de assinaturas, desde o sábado, 15/1, os organizadores estão convidando a população e montando plantões nos bairros, em pontos específicos de maior movimento.

Através das redes sociais são divulgados diariamente onde serão realizadas coletas. Através da página https://www.facebook.com/povoemdefesadasae também é possível para saber como assinar a petição.

Essa semana, os organizadores do movimento montaram central de coletas de assinaturas em duas Feiras da Lua em Ourinhos: Vila Kennedy e Cohab

 

MAIS DE 2.500 ASSINATURAS – “É um pouco difícil precisar o número exato de assinaturas até agora, pois temos centenas de listas espalhadas pela cidade. Mas até na terça-feira, antes de irmos nas Feiras da Lua da Vila Kennedy e da Cohab, o número aproximado já passava de 2.500 assinaturas”, contou ao Negocião Andréia, do Coletivo Enfrente, uma das organizadoras da ação.

Para assinar, é necessário ter em mãos o Título de Eleitor, de acordo com os idealizadores do Movimento.

 

DA REDAÇÃO – a SAE presta serviços fundamentais e é um patrimônio de Ourinhos. Os serviços de água e esgoto têm influência na qualidade de vida, saúde e no desenvolvimento de uma cidade.

Há décadas a autarquia presta esses serviços em nosso município, e para decidir sobre a concessão ou não, é preciso dialogar com a população, apresentar dados sobre os serviços e o orçamento.

Há décadas a autarquia presta serviços em nosso município, e para decidir sobre a concessão ou não, é preciso dialogar com a população, apresentar dados sobre os serviços e o orçamento

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.