domingo, 08 de setembro de 2024

Ponte sobre o córrego Monjolinho está prestes a desmoronar

Publicado em 17 jun 2016 - 04:52:29

           

Existente há uns dez anos, a ponte de madeira sobre o córrego do Monjolinho que serve de ligação entre os bairros Jardim Quebec e Santa Felicidade está em péssimas condições e está prestes a desmoronar. É o que apontam os moradores que utilizam a travessia para ir ao trabalho e para escola.

O trecho de terra em desnível de aproximadamente 50 metros de ambos os lados dando acesso à ponte está cheio de pequenas valas dificultando a passagem dos moradores. As cabeceiras que sustentam a ponte têm cerca de 10 metros e estão assoreadas nos dois extremos, a cada chuva a base de sustentação vem diminuindo.

Com mato alto tomando conta do trecho, o aparecimento de insetos e animais peçonhentos que também faz parte do problema só agrava a situação para quem precisa transitar por ali, principalmente no período noturno. Existem no local três postes de iluminação pública que embora estejam com lâmpadas instaladas não funcionam. Moradores e estudantes que insistem em utilizar a passagem à noite usam lanternas e celulares para iluminar o caminho, desviar dos buracos e atravessar a ponte que está sem parte da proteção lateral e corrimão.

Reclamações postadas na internet chegaram até o NOVONEGOCIÃO dando conta que há tempos os moradores dos dois bairros vêm cobrando ações do poder público para resolver o problema que compromete a segurança de quem se utiliza da travessia. Conforme as publicações várias solicitações foram protocoladas na Prefeitura dando conhecimento e reivindicando as melhorias necessárias e nada foi feito ainda. 

A reportagem esteve no local nas primeiras horas da manhã da última quarta-feira e conversou com algumas pessoas que por ali passavam. Ouvidos, esses moradores relataram que são muitas pessoas que fazem uso do trajeto todos os dias, como a repositora Aparecida Raposeiro moradora do Jardim Quebec, que de segunda a sábado passa pelo menos duas vezes por ali a caminho do trabalho. “Inclusive meu filho e minha nora têm que levar meu neto na creche e usam essa ponte pra atravessar do outro lado. Do jeito que está, não só a ponte está perigosa mas também essa trilha, principalmente quando chove é um escorregão atrás do outro e à noite não tem iluminação. O outro caminho teria que ser pelo lado do Pão de Açúcar, mas aumenta muito a distância”, relatou.

O pedreiro Vagner Francisco da Silva disse que diariamente passa pelo local que está ficando cada vez mais perigoso. “Vou e volto de bicicleta para o trabalho cedo e a tarde, quando chega aqui tem que descer e empurrar por causa dos buracos. Tem muita gente que atravessa de moto e se não tiver cuidado tá arriscado a cair. Quando chove mais forte alaga e qualquer hora essa ponte vai cair. Desde que moro no Santa Felicidade é só promessa de que vão dar um jeito. Mas agora com a eleição, daqui uns dias vai aparecer um monte dizendo que vai resolver”, alertou. Para ele não só a ponte precisa ser reparada, lembrou que a noite a escuridão é total.

O breu foi confirmado pelo torneiro mecânico André Luiz, que destacou que a passagem facilita bastante a vida de muita gente que mora dos dois lados do córrego, “eu trabalho na COHAB, vou e volto duas vezes por dia e essa ponte está com risco de queda. Está perigoso, pois tem muita criança que pega o ônibus pra escola aqui de manhã e a tarde, aqui é o ponto de espera e chegada. Várias pessoas já foram reclamar na prefeitura, até já filmaram pra mostrar, mas não adiantou tudo continua abandonado”, desabafou.

 

Ele sugere que além do reparo da iluminação deveriam fazer calçadas e construir uma passarela de estrutura metálica com corrimão e reforçar a base de sustentação dos dois lados. 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.