terça, 17 de setembro de 2024

Prefeitura e profissionais da saúde buscam alternativas à falta de pediatras na cidade

Publicado em 13 out 2017 - 07:19:33

           

Alexandre Mansinho

Atualmente, crianças que precisam de atendimento pediátrico em Ourinhos sofrem com a falta de profissionais e de estrutura adequada. O próprio Conselho Federal de Medicina, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que há um déficit de profissionais médicos dessa especialidade.

Em Ourinhos, embora haja pediatras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a população reclama que a quantidade de vagas é insuficiente para a demanda.

“Precisamos mudar a cultura” – O vice-prefeito, Dr. Paulo César Ferreirinha Testa, disse ao Jornal Negocião que é importante que a população compreenda que o médico pediatra não é o único que pode dar um atendimento de qualidade para as crianças: “para suprir esse déficit, que é nacional, precisamos mudar alguns aspectos culturais (…) o clínico geral pode dar um primeiro atendimento e, caso julgue necessário, chamar o pediatra para um procedimento que exija maior conhecimento”.

Ambulatório de Saúde do Bebê – Na última quarta-feira, dia 11 de outubro, a prefeitura inaugurou um centro de referência para tratamento de recém nascidos: o Ambulatório de Saúde do Bebê (ASB). Esse ambulatório irá atender crianças de zero a dois anos de idade, além de atender também as mães para prevenir problemas como depressão pós parto e anemia.

“O pediatra precisa ser mais valorizado” – A Dra. Lourdes Carvalho Leme, diretora clínica do ASB, alerta que é necessária uma política nacional para valorização dos pediatras: “há poucos pediatras, em Ourinhos e no restante do país, isso ocorre porque os profissionais não são valorizados: é uma especialidade médica cheia de pormenores e responsabilidades que não são exigidas dos demais médicos”.

“Estamos trabalhando para resolver o problema” – O prefeito Lucas Pocay disseque há várias ações sendo tomadas com o objetivo de suprir essa demanda na saúde pública: “o ASB vai resolver um sério problema da saúde para os pequenos, ainda há outras ações previstas”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.