sábado, 07 de dezembro de 2024

Prefeitura, moradores e voluntários revitalizam o Centro Social Urbano da Barra Funda

Publicado em 19 maio 2017 - 05:17:12

           

Alexandre Mansinho

A população do entorno do Centro Social Urbano da Barra Funda tem tido motivos para comemorar. Após vários anos de descaso, depredações e de tráfico de drogas, ações da Prefeitura de Ourinhos, de voluntários e da própria comunidade têm tido resultados positivos.

Rafael Lopes, líder comunitário da Barra Funda e bairros vizinhos, comemora as melhorias: “a sede da Secretaria Municipal de Esportes mudou para uma instalação antes abandonada aqui no CSU, só isso já contribuiu para o aumento do movimento aqui no bairro, além disso as atividades esportivas oferecidas para todas as faixas etárias acabou aumentando a segurança no CSU e no entorno, temos também várias ações comunitárias previstas: concurso de pipas, partidas de futebol comemorativas e eventos para unir a comunidade e trazer convidados para atividades de lazer”.

No ano de 2016, por várias vezes o NovoNegocião fez denúncias e apontou diversos problemas com base em reclamações da comunidade – entrevistados reclamavam principalmente da segurança pública e do abandono das instalações do CSU. Em conversas informais pelas ruas da Barra Funda, as pessoas ainda têm alguns motivos para reclamar: despejo ilegal de entulho em terrenos vagos; buracos nas ruas; poda radical nas árvores e demora no recolhimento das galhadas resultantes das podas. No entanto, as reclamações referentes ao abandono das instalações do CSU foram substituídas por elogios – a população consultada ressaltou principalmente a limpeza dos terrenos e a reestruturação da iluminação pública.

Chaira Fabiano da Silva, moradora da Barra Funda, afirma que houve mudanças positivas para a comunidade em 2017: “principalmente para as crianças houve uma grande melhora – há atividades de esportes durante todo o dia e já foi anunciado que as piscinas serão reabertas”. Chaira ainda afirma que o anuncio do início das inscrições para a escolinha de futebol está resultando em melhorias na segurança dos habitantes: “esses anúncios de mais atividades acabam afastando as pessoas mal intencionadas – muitos dos que ficavam vagando por aqui com más intenções acabaram indo embora – e aqueles que vagavam sem ter o que fazer acabaram se integrando às atividades e passaram a colaborar para a coletividade”. 

O prefeito Lucas Pocay, em entrevista exclusiva para o NovoNegocião, também comemora o reflexo positivo das ações da prefeitura no CSU da Barra Funda e anuncia alguns projetos que ainda serão implementados: “o que está acontecendo no CSU é resultado de um trabalho conjunto da gestão municipal, voluntários e da própria comunidade – foi promessa de campanha a revitalização daquela região e é política da prefeitura o investimento em ações esportivas por toda a cidade. Há um plano de criarmos naquela comunidade um centro de referência e atendimento à terceira idade – além dos já conhecidos bailes para os idosos, iremos implementar inúmeras atividades tendo em vista o benefício dessa população”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.