quarta, 12 de junho de 2024

Prefeitura pretende tornar Ourinhos Município de Interesse Turístico

Hernani Corrêa

Em coletiva na sede da prefeitura na manhã de hoje, 21/12, a prefeita Belkis Fernandes reuniu todos os secretários municipais, pessoas representativas no setor de Turismo da cidade e convidou o deputado Mauro Bragato. Na ocasião, foi entregue ao deputado, Plano Municipal de Turismo, que segundo a prefeita e a Secretaria responsável, Ourinhos tem condições de ser um MIT – Município de Interesse Turístico.

Na oportunidade também foi informado que Cristiane Bombonatti será a nova presidente do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, que segundo José Claudinei Messias, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, precisava ser reorganizado e agora existe de fato.

“Depois do Fórum de Turismo realizado este ano, Ourinhos fez a lição de casa e, com o envolvimento de outras secretarias, conseguimos desenvolver esse Plano. Serão 140 municípios que serão contemplados em São Paulo no ano que vem e nossa cidade reúne todas as condições por todos os eventos que são realizados nos diversos setores”, assegurou Messias.

O secretário também apresentou uma miniatura da caixa d’água que existe no Corpo de Bombeiros e sugeriu que fosse um símbolo de lembrança para que todos quando a vissem, recordassem a cidade.

Fernando Cavezale, secretário de Cultura, lembrou os municípios que possuem o MIT, não fazem jus ao selo, deverão perder e que Ourinhos tem um potencial muito grande para ser contemplado. “Este é primeiro passo para galgarmos futuramente o Título de Estância Turística, não pelas belezas naturais, mas pelos eventos culturais e de negócios que são realizados. O Projeto Angra Doce, da bacia hidrográfica do Rio Paranapanema, que envolve diversos municípios, também será um colaborador nesse sentido”, disse Cavezale.

Lavínia Xavier, enfatizou a luta e a persistência de toda sua equipe que nunca desistiu de seus objetivos. “É o primeiro passo de um grande pleito que estamos buscando para Ourinhos”, assegurou.

Diógenes Corrêa Leite, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos ressaltou a importância deste Selo para fortalecer ainda mais o comércio da cidade que já é forte também em outros setores como a Saúde, a Educação e a Indústria.

O deputado Mauro Bragato agradeceu a confiança nele depositada, esclareceu que o motivo de se ter criado o MIT foi o fato de muitos munícipios estarem recebendo verba e não estarem cumprindo as exigências e investindo direito o dinheiro recebido. “Ourinhos tem todas as condições para ser um município de interesse turístico, tanto pelos eventos, no setor de cultura, na localização geográfica e por ser porta de entrada para o sul do país. Vejo na assembleia que os municípios atualmente, devido à crise, não estão debatendo esse assunto, mas “quem chega mais cedo, bebe água mais limpa”. Em fevereiro já apresento à assembleia, depois na Secretaria de Turismo do Estado e vamos buscar apoios. Teremos um embate, mas não vejo dificuldades pelo potencial que Ourinhos representa”, finalizou Bragato.

O município de Ourinhos a partir do momento de conseguir o Selo de Município de Interesse Turístico MIT e depois Estância Turística, poderá receber repasses em torno de R$ 600 mil para aplicar no Setor de Turismo da cidade.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.