sexta, 06 de dezembro de 2024

Presos do CR de Ourinhos participam de projeto e reformam mais uma Escola no Município

Publicado em 06 fev 2017 - 12:18:23

           

Da redação

O projeto do Governo Estadual, através da parceria entre as Secretarias da Administração Penitenciária (SAP), da Educação e a de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, trouxe melhorias significativas à mais uma Escola do Município de Ourinhos, pois 25 internos do Centro de Ressocialização da cidade participaram de um Curso de Pintor e utilizaram o aprendizado para reformar a Escola Estadual “José Pachoalick”, que cuida da educação no CR.

O curso, através do Via Rápida, teve uma carga horária de 100 horas, com aulas teóricas e práticas, e ao final, além do diploma, os reeducandos receberam uma bolsa auxílio.

Foram pintadas as salas de aulas, corredores, escada, pátios, sala da secretaria e do diretor e a fachada principal.

Além da remição de pena e do aprendizado que esses 25 internos estão adquirindo, permitindo que após sua liberdade se tornem microempreendedores individuais, esse projeto também proporciona o bem estar dos alunos e funcionários da escola, com ambientes mais agradáveis e gerando economia aos cofres públicos, pois a escola deixará de contratar uma empresa especializada para realizar esse tipo de reforma.

…”esse curso foi muito importante para minha vida profissional, embora já tenha trabalhado com pintura residencial, foi possível aprender muitas coisas novas na prática, além do certificado, que é de grande importância para o mercado de trabalho, pois devido à crise atual do país e o grande número de desemprego, se tiver apenas conhecimento prático e não tiver o certificado, dificilmente iria conseguir uma vaga. Foi um curso bem administrado, um bom trabalho do professor orientador, portanto só tenho que agradecer a todos pela oportunidade, muito obrigado.” Essas são as palavras do reeducando E.A.P, que aguarda ansioso sua liberdade para poder colocar em prática tudo o que aprendeu no curso.

A Diretora da Escola, Senhora Nely Martins de Góes Camargo, enviou um Ofício ao CR agradecendo os trabalhos prestados pelos reeducandos ressaltando o brilhante trabalho realizado: ”Cumprimento cordialmente a Vossa Senhoria e valho-me da oportunidade para agradecer, em nome desta Unidade Escolar, o valioso trabalho prestado pelos presos desse Centro de Ressocialização. Cabe salientar a importância em se desenvolver projetos que visem a reintegração desses socioeducandos junto à sociedade, como no caso da pintura realizada nesta escola, a qual transcorreu na mais perfeita ordem, respeito e harmonia. Saliento, ainda, a importância dessa parceria com a nossa escola a qual, com certeza, não disporia de recursos financeiros suficientes para a realização dos trabalhos citados para iniciarmos o ano letivo”. E finaliza: ”Acrescento também que o que vivenciamos junto com esses socioeducandos nos fez acreditar na real possibilidade da devolução à sociedade de “cidadãos”, assim como torna-se evidente a necessidade de parceira dessa mesma sociedade em oportunizar a reintegração digna dos mesmos em nosso meio”.

Desta forma, através de iniciativas como essas do Governo Estadual, verifica-se que é possível aliar o cumprimento de pena do indivíduo que cometeu um delito, com a profissionalização e reinserção social desse indivíduo, com a melhora do bem estar da comunidade e a economia aos cofres públicos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.