sábado, 15 de junho de 2024

Presos do CR de Ourinhos recebem certificado de conclusão do Ensino Médio

Da redação

Neste mês de julho, sete detentos do Centro de Ressocialização de Ourinhos receberam o certificado de conclusão do Ensino Médio e dez receberam o certificado de conclusão do Ensino Fundamental. O Centro de Ressocialização, que completa dez anos em 2015, abriga presos de menor potencial ofensivo, na maioria relacionados ao uso de drogas. Os internos são de Ourinhos ou das cidades vizinhas.

Há uma única sala de aula na Unidade, porém, dividida em três turmas, atualmente 67 reeducandos participam dos Curso de Alfabetização, Ensino Fundamental e Médio. Muitos desses internos não possuem sequer o ensino fundamental e participam do programa EJA – Educação para Jovens e Adultos, através da escola Vinculadora José Paschoalick, numa parceria entre as Secretarias de Estado da Administração Penitenciária e Educação.

Um dos reeducandos, que concluiu o Ensino Médio, chegou ao CR sem saber ler nem escrever, e conta com orgulho que soube aproveitar a oportunidade e que quando chegar a tão sonhada liberdade, sabe que enfrentará dificuldades, porém, estará melhor qualificado. Vale lembrar que para que sejam alcançadas conquistas como estas, é necessária a contribuição de todos os servidores, além da figura importantíssima do Professor.

Programa de Prevenção às Drogas – Ainda no mês de julho, nos dias 13 e 14, foi realizado no Centro de Ressocialização de Ourinhos a 3ª Edição do Programa de Prevenção às Drogas, idealizado e desenvolvido pelo Agente de Segurança Penitenciária e Pastor Nivaldo dos Santos.

O evento teve início na manhã da segunda feira atendendo trinta detentos e na terça feira se estendeu aos demais, onde todos receberam orientações do Grupo de Apoio Vida Nova, que auxilia o indivíduo realmente interessado em deixar o consumo de drogas, alertando-os quanto ao uso de entorpecentes e conscientizando-os dos malefícios e consequências que causam ao indivíduo e à sua família.

Esse projeto, além do pastor Nivaldo, contou com a presença do Mestre Mauro Sérgio Nunes, do Bacharel em Direito Sérgio Ribeiro, das Psicólogas Elisa Malacrida e Lúcia Oda, todos servidores da Penitenciária de Assis, além da participação especial da cantora gospel Rosana Melo que fechou o Programa em grande estilo, dando seu testemunho de vida e cantando para os detentos e funcionários presentes.

Vale lembrar que tais projetos contam com o apoio da Direção do Centro de Ressocialização e de todos os funcionários, uma vez que o CR abriga presos de menor potencial ofensivo, na maioria relacionados ao uso de drogas, de Ourinhos e região.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.