terça, 23 de abril de 2024

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

SIPAT da Usina São Luiz teve a participação da UNIFIO

 

Rose Pimentel Mader

A Usina São Luiz realizou, no período de 13 a 17 de março, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A Semana, prevista na legislação de segurança e saúde do trabalho, nas Normas Regulamentadoras Nº 5 e Nº 31, é organizada por uma comissão integrada por funcionários da empresa sob a responsabilidade do engenheiro de segurança do trabalho Kiko Quagliato.

A abertura da Semana contou com as presenças de toda a diretoria da Usina São Luiz e dos colaboradores dos mais diversos setores. A SIPAT 2023 teve a participação de 1.978 funcionários e de 180 alunos do Programa de Ensino Integral Orlando Quagliato.

A Usina São Luiz promove há vários anos a SIPAT que contempla ações que vem somar com os treinamentos e orientações de segurança do trabalho que são realizadas durante o ano.

Através da realização de palestras sobre os mais diversos temas, os funcionários são conscientizados sobre a importância da prevenção de acidentes no dia a dia de trabalho, do uso dos equipamentos de proteção individual e da cultura do comportamento seguro, condições fundamentais para que os colaboradores possam retornar saudáveis para suas casas e seus familiares, ao final da jornada de trabalho.

Além das palestras e atividades realizadas pela Equipe de Segurança da USL, profissionais da área da saúde, professores e alunos do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO, fizeram parte da programação da Semana várias apresentações teatrais realizadas pelo Grupo Só Riso Produções Teatrais.

 

PreviousNext

 

Circuito Saúde

 

A SIPAT 2023 contou com o Circuíto Saúde, projeto idealizado há alguns anos por Edvaldo Lúcio Abel (Vadinho), responsável pelo Setor de Assistência Social da Usina São Luiz. O local escolhido foi a belíssima praça Stella Fátima C. Rocha Quagliato, com a participação do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO que ofereceu serviços de saúde.

O Curso de Biomedicina realizou teste de tipagem sanguíneo; Enfermagem, aferição de pressão arterial e glicemia capilar; Farmácia ofereceu massagens nas mãos dos colaboradores da USL; Nutrição ofereceu orientação nutricional e Odontologia, pré-avaliação e orientação de higiene bucal. As atividades foram realizadas pelos alunos com supervisão dos coordenadores de cursos e professores.

As empresas Nacional Óticas de Ourinhos, Instituto Mix e GSP Idiomas também fizeram parte do Circuíto Saúde.

 

PreviousNext

 

Palestras ministradas pela UNIFIO

 

A UNIFIO também colaborou com palestras. O Curso de Enfermagem abordou o tema “Atendimento em situação emergencial”, apresentado pelo professor Romualdo Alves dos Santos Silva e alunos; Biomedicina falou sobre a “Saúde da Mulher”, em palestra proferida pelo professor Gabriel Vitor da Silva Pinto e Odontologia destacou os “Cuidados e a Higiene Bucal”, em palestra realizada pela professora Agnes Assao.

Mais uma vez, a SIPAT da USL cumpriu com êxito os objetivos do evento, contando com a participação de todos os dirigentes e colaboradores da empresa.

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.