quinta, 29 de fevereiro de 2024

Professor fala sobre atuação do biomédico em surtos como coronavírus

O coordenador do Curso de Biomedicina UNIFIO, Prof. Dr. Luciano Gatti destaca que o profissional Biomédico é um cientista por excelência

 

 Rose Pimentel Mader

O coordenador do Curso de Biomedicina UNIFIO, Prof. Dr. Luciano Gatti (Doutor em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo), e membro da Comissão Consultiva Docente para a tomada de decisões em relação ao COVID-19 no UNIFIO, destaca que o profissional biomédico por sua formação é possuidor de um perfil profissional privilegiado para atuar em situações de emergência em saúde pública de importância nacional e internacional, tanto na pesquisa básica quanto nos serviços de diagnóstico e terapêutica.

De acordo com a experiência do professor e pesquisador, “o profissional Biomédico é um cientista por excelência de formação, atuando em áreas como Genética e Biologia Molecular, entre outras,  como por exemplo a grande contribuição da Biomédica e Pesquisadora Dra. Jaqueline Goes de Jesus, cientista brasileira que mapeou o genoma do coronavírus de uma amostra de um paciente brasileiro”.

Além da pesquisa, ele ressalta que “o profissional Biomédico atua no desenvolvimento de novas tecnologias diagnósticas como é o exemplo da Biomédica Dra Ticiane Henriques Santa Rita, pesquisadora de um grande Laboratório nacional que desenvolveu ensaio para detecção do SARS Coronavírus 2, utilizando técnicas de Biologia Molecular em uma plataforma automatizada”.

Exemplos como os das duas Biomédicas, observa Gatti, mostram o quão importante é a atuação do Profissional Biomédico em diferentes surtos, e em questão a Pandemia atual de COVID-19.

“Em meio a pandemia de COVID-19, nós Biomédicos somos importantes nessa batalha contra o SARS-CoV-2, atuando nas pesquisas científicas, com desenvolvimento de novas tecnologias de diagnóstico, fármacos, vacinas, atuamos no diagnóstico laboratorial, molecular, diagnóstico por imagem, saúde pública, epidemiologia”.

O Centro Universitário UNIFIO, através da Reitoria e do seu corpo docente, está envidando todos os seus esforços na continuidade da rotina acadêmica, utilizando suas tecnologias e ferramentas digitais, disponibilizadas pelo Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA), para administrar aulas e atividades on line aos alunos de todos os cursos. Consciente de sua responsabilidade social, a atuação UNIFIO vai além, participando das ações comunitárias em prol do combate ao coronavírus, através de parceria com a Usina São Luiz e a Incorporadora Imobiliária Nova Alcântara, com a distribuição de álcool 70° para hospitais, unidades de saúde, entidades e população.

O Centro Universitário UNIFIO também utiliza suas redes sociais para divulgar informações e transmitir orientações sobre a prevenção e combate ao coronavírus.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.