sábado, 20 de abril de 2024

Professora Haid Chiaradia morre em Ourinhos aos 83 anos

Haid foi responsável por muitos avanços na área de educação no município. Seu corpo será velado na Câmara Municipal da cidade, na terça-feira, 11/7 a partir das 7h da manhã

 

Da redação

 

Faleceu em Ourinhos na tarde desta segunda-feira, 10 de julho, a professora Adelheid Maria Litzinger Chiaradia, 83 anos. Haid como era mais conhecida foi esposa do ex-prefeito de Ourinhos Clóvis Chiaradia, foi a primeira vereadora de Ourinhos, exercendo mandato de 1997 a 2000, e secretária de Educação, área em que sempre se destacou.

 

 

Haid nasceu na cidade de Castro no Paraná, aprendeu português aos 4 anos, quando foi para escola e começou a trabalhar aos 14 anos. Seu primeiro emprego foi na secretaria de uma escola, cursou História Natural (que hoje corresponde ao curso de Biologia e de Geologia) na Universidade Católica do Paraná, atual PUC-Curitiba.

Na época em que era estudante em Curitiba integrou a JUC (Juventude Universitária Católica) e foi professora de alemão no Instituto Goethe. Foi professora de biologia e ministrou a última aula no dia em que completou 80 anos.

Lecionou durante anos nas instituições de ensino Colégio Santo Antônio e Colégio Drummond.

Foi Secretária da Educação em duas administrações municipais (Esperidião Cury e Clovis Chiaradia) e responsável por grandes avanços na área:

– Introduziu a pedagogia do amor na rede municipal (Paulo Freire)

– Criou os Núcleos de Educação Infantil, organizando a rede municipal pedagógica e logisticamente

– Iniciou a municipalização da educação fundamental

– Iniciou/incrementou a organização de diversos eventos culturais, inexpressivos anteriormente

– Organizou concursos para escolher o Hino de Ourinhos e o livro de história de Ourinhos (Ourinhos, Memórias de uma Cidade Paulista)

– Foi a primeira vereadora mulher de Ourinhos

– Sempre se posicionou politicamente

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.