quinta, 12 de dezembro de 2024
Publicado em 04 maio 2015 - 05:37:39
Hernani Corrêa
A Ourimadeiras, em parceria com a Embramaco, gigante na fabricação de porcelanato e revestimentos há 40 anos, proporcionou mais uma palestra de qualificação aos profissionais da construção civil. O evento aconteceu no Spaço Festa no dia 23 de Abril.
Ednilson César Paraluppi foi o palestrante. O profissional atua na empresa há 22 anos, a fábrica se localiza em Santa Gertrudes, produz mais de 5.200.000 m2 de pisos por mês e tem como lema “quem acredita num sonho, constrói”.
O palestrante iniciou explicando as diferenças nos processos de fabricação, tanto no seco, como com água e mostrou as nove matérias primas necessárias no processo de fabricação do porcelanato. Explicou também que porcelanato técnico não tem esmalte e o esmaltado tem superfície brilhante.
Ednilson também esclareceu que PEi é a resistência das peças ao atrito e as classificações do porcelanato em LA, LB, LC, LD e LE. Mostrou também que as peças são classificadas de acordo com a resistência aos riscos (Dureza Mohs).
O profissional fez questão de frisar que “todos nós (fabricante, loja e construtor) estamos no mesmo barco”, num mesmo objetivo de agradar o nosso consumidor que adquire nossos produtos e contrata os nossos serviços.
Em seguida explicou que o coeficiente de atrito é a resistência do porcelanato ao escorregamento, que quanto maior, menos escorregadio fica o piso. Mostrou também que o assentamento deve ser feito de acordo com as setas indicativas no verso da peça e com a junta especificada na embalagem.
Ednilson explicou como calcular corretamente a quantidade de argamassa a ser utilizada. Um vídeo mostrou exatamente como é a fabricação do porcelanato pela Embramaco, desde a obtenção da matéria prima até a embalagem para venda.
Outro vídeo mostrou a forma correta de utilizar as ferramentas especiais para assentamento, tipo o alicate. Nesta parte, ensinou que para as peças brancas também devemos utilizar a marreta branca para não manchar as mesmas.
Em entrevista, o palestrante mostrou estar surpreso e bastante satisfeito com a quantidade de profissionais presentes em sua palestra e com a Ourimadeiras, pela recepção brilhante aos convidados.
Fernando Macedo, proprietário da Ourimadeiras disse que tem parceria com a Embramaco há três anos e que é muito estimulante ver uma indústria que cresce tanto, pois antes estava posicionada somente na fabricação de cerâmica de base vermelha e agora também fabrica porcelanato.
Opinião dos Construtores – Waldemar Alves de Oliveira, morador na Vila São Luiz, profissional há 35 anos, relatou que tem todas as ferramentas necessárias para assentamento de pisos e que aprendeu como utilizá-las corretamente. Rogério Manoel, da Vila Brasil, construtor de acabamento há cinco anos, aprendeu com as novas técnicas de assentamento com o alicate e pretende adquirir, pois ainda não possui. Edinei Aparecido Bertoldo, do Parque Minas Gerais, construtor há 22 anos, aprendeu com a resistência do PEi, os tamanhos, a inclinação do piso, conhecia as novas ferramentas, mais ainda não utiliza e vai adquirir.
Logo após os convidados saborearam um delicioso churrasco.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.