sábado, 22 de junho de 2024

Profissional explica como escolher o melhor telhado para a sua casa

Paola B. Cachione

Durante a construção muitas são as dúvidas que nos surgem na hora de fazer o telhado:  qual tipo de telhado usar? Existe um modelo que esquenta mais que o outro? E a cor? É possível combinar para que haja harmonia entre a cor da casa e do telhado? Edilson Palermo, proprietário da Palermo Telhas, esclarece todas as dúvidas e aconselha que para dar início a colocação de telhas, antes de tudo é preciso prezar por um bom projeto e material de qualidade.

“É preciso ficar atento ao que lhe é oferecido com relação às facilidades de não se fazer um telhado que fique aparente, pois o objetivo do telhado é proteger a casa como um todo, evitando o uso excessivo de calhas”, fala. São diversos os tipos de telhas existentes, um deles são as telhas de cerâmicas naturais. Essas podem ser hidrofugadas (processo pelo qual as telhas recebem um tratamento que faz com que elas sejam repelentes a água evitando assim acúmulo de sujeiras e envelhecimento precoce). Entre essas, podemos contar com vários tipos de perfis e tamanhos variados para adequar em qualquer tipo ou tamanho de construção.

As telhas de concreto também são uma opção. Essas contam com dimensões maiores e grande variedade de cores, encaixes precisos que valorizam muito a construção, de acordo com o profissional. “Elas também se adequam em qualquer tipo de telhado desde pequenas a grandes construções e formas de telhados”, acrescenta. De acordo com Palermo, a maioria das telhas são de cores neutras que facilitam esta combinação de cores. “Nós temos um site que permite que o cliente simule tanto a cor do telhado como da casa, dá para se ter uma boa noção de como ficaria depois de pronto”, acrescenta.

Aos que tem preocupação com a temperatura do ambiente e as influências das telhas, Edilson explica que as telhas cerâmicas têm um conforto térmico um pouco melhor, mas as mais claras de cimento se aproximam muito desse conforto térmico. “Além disso hoje no mercado existe uma manta térmica que é muito utilizada em boa parte das construções aumentando ainda mais esse conforto térmico que também promove uma proteção extra para o madeiramento, sem aumento significativo de custo no final da construção”, conta.

Essa manta é comercializada na Palermo Telhas e facilmente encontrada em qualquer casa de material de construção. Quanto aos telhados aparentes, Edilson ressalta que esses têm maior facilidade de manutenção, não acumulam tanta sujeira, protegem a pintura da casa devido ao uso dos beirais e confere uma harmonia estética da construção como um todo. “Também há uma variedade em modelos arquitetônicos, que se pode variar muito nos modelos e formas, fugindo do formato quadrado padrão”, explica.                         

Os telhados aparentes têm mais proteção contra ventos e outras intempéries como chuvas de granizo. “As telhas de concreto ou de cerâmica são muito mais resistentes do que uma telha de fibrocimento, por exemplo”, fala. “Além disso tudo, o telhado aparente é sem dúvida o mais tradicional e mais utilizado e conta com muitos profissionais que desenvolvem esse tipo de cobertura”, completa.                       

Outro detalhe que não pode ser esquecido, de acordo dom Edilson, é em relação à manutenção futura e a segurança dos profissionais que irão efetuar esses serviços, como eletricistas, encanadores, pintores, calheiros e outros, pois esse tipo de telhado proporciona muito mais segurança e também espaço interno para acomodação de caixas de água, aquecedores, etc. “O telhado aparente proporciona ao imóvel residencial um aspecto mais aconchegante e não comercial como os outros. Sem contar nos custos acessíveis das telhas cerâmicas ou de concreto”, pontua. A Palermo Telhas está localizada na Rua Padre Rui Cândido da Silva, 2.383 e o telefone para contato é (14) 3322-3651. O site da empresa é o www.palermotelhas.com.br.                        

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.