quinta, 18 de abril de 2024

Projeto educacional ‘Arte da Música’ realiza oficinas com professores de Ourinhos

Iniciativa com apoio incentivado da CTG Brasil orienta docentes para desenvolverem atividades pedagógicas sobre música com alunos

 

Assessoria de Comunicação

 

Com uma apresentação sobre o histórico da música na formação da cultura humana, o Projeto Arte da Música chega às escolas públicas de Ourinhos (SP) para incentivar professores e alunos a trabalharem a composição de letras, o canto e sua musicalização. Em uma oficina virtual que acontece no dia 29 de setembro, os educadores receberão orientações a respeito da música no Brasil e no mundo e de como são compostas, informações que serão trabalhadas com os alunos na elaboração de uma letra com a temática da preservação da água e dos rios.

Utilizando a música como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Arte da Música acontece em 10 municípios de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, atuando em escolas de Ensino Fundamental II, com alunos dos 8º e 9º anos. As melhores letras concorrem ao Dia da Música, quando os estudantes recebem um workshop presencial de um produtor musical, com apoio de um estúdio portátil, para criarem a parte instrumental da composição e gravarem com suas vozes a letra de sua própria autoria.

 

Utilizando a música como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Arte da Música acontece em 10 municípios de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná

Além de professores e alunos, o projeto se estende para toda a comunidade, já que as duas escolas de cada cidade serão eleitas para o Dia da Música por meio de votação popular e de votos de jurados. Após as gravações, as músicas vencedoras serão mixadas e poderão ser lançadas em plataformas digitais.

“Queremos estimular a reflexão dos alunos sobre a importância de se preservar a água e os rios do nosso planeta, que é um recurso fundamental para a nossa sobrevivência. Unindo essa temática à musicalidade, esperamos que nosso projeto promova a conscientização a toda a comunidade do entorno escolar”, afirma Allan de Amorim, coordenador de projeto da Horizonte Educação e Comunicação.

“Gerar transformação e impacto positivo na vida das comunidades onde estamos presentes é o compromisso da CTG Brasil. O projeto Arte na música contribui para o desenvolvimento de crianças e adolescentes destas comunidades, despertando a imaginação, a criatividade, estimulando a concentração, a memória, a autodisciplina, além de desenvolver a sensibilidade e o senso rítmico”, diz Ronan Max Prochnow, Gerente de Sustentabilidade & ESG da CTG Brasil.

O projeto Arte da Música conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País e concessionária das usinas hidrelétricas Chavantes e Salto Grande, parceria com a Diretoria de Ensino Região Ourinhos, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Ao final do projeto, um e-book (versão digital) e um livro serão produzidos e distribuídos gratuitamente, reunindo os trabalhos de todas as cidades participantes, com o registro das finalistas e menção de todos os educadores responsáveis por conduzir os trabalhos com os alunos.

 

SOBRE A CTG BRASIL – A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

 

SOBRE A HORIZONTE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO – Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.