quinta, 16 de janeiro de 2025

Projeto Reação é lançado na inauguração do Centro Pop

Publicado em 27 abr 2017 - 08:06:38

           

Da redação

O prefeito Lucas Pocay lançou quarta-feira (25), no Centro Pop, o projeto “Reação”, que foi o destaque da cerimônia de inauguração das reformas e novas instalações do local, que agora oferece uma nova proposta de acolhimento de moradores de rua com atividades ocupacionais e de geração de renda.  

O projeto “Reação” visa proporcionar autonomia para as pessoas em situação de rua através da participação de atividades e da convivência comunitária. Dentro do projeto, e com ajuda de vários parceiros, as pessoas atendidas têm acesso a oficinas, assembleias, atividades práticas com a horta comunitária, o galinheiro, além da socialização em atividades esportivas com o uso da quadra.

Além do prefeito, estavam presentes no lançamento do “Reação” a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clara Pocay; o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Dauage (“Alexandre Zóio”); o secretário de Assistência Social, Felipe Pereira; a secretária de Saúde, Cássia Palhas; o secretário de Governo, Silvonei Rodrigues; o secretário de Comunicação, Felipe Chamorro; além do superintendente da SAE (Superintendência de Água e Esgoto), Luiz Augusto Perino e vereadores Anízio Feliceti e Alexandre Florêncio Dias (“Alexandre Enfermeiro”). 

O prefeito Lucas Pocay ressalta que o projeto é uma oportunidade para pensar o verdadeiro propósito das políticas que buscam resgatar princípios familiares, respeito pelo próximo e o amor. 

O presidente da Câmara Municipal, “Alexandre Zóio”, ressaltou a importância do trabalho que é realizado pelo Centro Pop e acredita que todas as mudanças, assim como o projeto, vêm para atender às necessidades das pessoas atendidas no local. 

O secretário de Assistência Social, Felipe Pereira Ramos, conta que o prefeito, desde o início da gestão, determinou diretrizes para fazer um atendimento humanizado e é com este foco que sua secretaria tem trabalhado. 

Além do lançamento do projeto, o evento também comemorou todas as reformas e novas instalações do Centro Pop. O imóvel, até então abandonado, recebeu reparos que tornaram o ambiente acolhedor. O assessor de gabinete da secretaria, Leonardo de Oliveira, conhecido como China Rose, junto do chefe de políticas públicas para pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, Antônio Carlos Mazzeti, o “Tico da Boa Esperança”, foram os responsáveis pela frente de melhorias no Centro Pop, cuidando de cada detalhe. A concretização e o início de um novo método de trabalho para ambos são motivos de alegria. 

“REAÇÃO” CRIA OPORTUNIDADES DE OCUPAÇÃO E RENDA AOS ASSISTIDOS – Um dos principais intuitos do projeto “Reação” é a possibilidade de criar chances de ocupação e renda para as pessoas atendidas. Para isso, foi preciso começar do zero, através de uma reestruturação completa do Centro Pop, a começar pelo portão de entrada da unidade. 

“Antes nós não tínhamos o controle de entrada e saída do Centro Pop, o que deixava livre para eles. Hoje com um controle e cadastro dos moradores, nós conseguimos fazer um trabalho melhor na recuperação social dessas pessoas”, fala a assistente social e coordenadora do Centro Pop, Renata Motta de Campos. 

Entre as oportunidades de aprender uma ocupação estão a horta e o galinheiro instalados no Centro Pop. “Nós temos agora uma horta em formato de mandala. No centro há um galinheiro e o esterco produzido pelas galinhas servem de adubo para toda a horta. Aqui há plantação de vários alimentos que além de servirem para refeição, também poderão servir para uma fonte de renda, sem contar que cuidar da horta já é uma ocupação”, fala. 

Outra transformação expressiva foi a aparência do espaço que recebeu diversas melhorias através da parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente. “Todo o mato que dava aparência de abandono foi roçado, a quadra esportiva foi pintada pelos próprios moradores, toda a pavimentação da frente da unidade foi feita, as telhas foram trocadas e todos os problemas relacionados a infraestutura foram sanados”, relata Renata.

Entre outras ações, Renata explica que o objetivo do “Reação” é reinserir a pessoa em condição de rua, muitas vezes vítima do alcoolismo e da drogadição, através do atendimento psicológico, jurídico e social.  “Para reinserir um cidadão na sociedade, é preciso que a sociedade esteja pronta para recebê-lo. Precisamos trabalhar com eles, mas também com a sociedade em relação ao preconceito com o morador de rua. Ele é um ser humano como os outros que também quer uma nova chance para uma nova vida”, conclui. 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.