quinta, 23 de maio de 2024

Projeto Sementes de Ouro da Guarda Civil Municipal de Ourinhos

Uma iniciativa que aborda a importância da auto responsabilidade desde a infância.

     Desde o ano 2023 a parceria inter secretarias Municipais – Educação e Segurança Pública – é um sucesso entre as crianças e famílias, com o início do projeto de ensino para a vida. O nome sugestivo (Sementes de Ouro) tenta transmitir a intenção do projeto, que é fazer germinar sementes de um bom cidadão ourinhense. Durante toda a execução do trabalho com as crianças os guardas civis apresentam aulas que possuem dez temas diferentes, onde são abordados assuntos: história da GCM, respeito, semeando como um bom cidadão (Tampinha legal), história de Ourinhos, Estatuto da Criança e do Adolescente, acidentes domésticos, regras de trânsito, conhecendo as emoções e consequências das drogas.

Como forma de ensino tentamos esclarecer que as consequências de nossas escolhas não podem ser mudadas, mas o que escolhemos, sim. E com isso vem novas prioridades e novas possibilidades de escolhas. A Guarda Civil Municipal foi criada em 2022 para contribuir de forma direta em situações de prevenção, como estabelecida em Lei (13.022 – Estatuto GCM). Também é competência da GCM a função de participar de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal, de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local (Art 5° – inciso XVIII).

Por meio de objetivos bem esclarecidos ao final do projeto espera-se que as crianças possam:

  1. CONHECER A IMPORTÂNCIA DO POLICIAMENTO NAS RUAS EXECUTADO PELA G.C.M.;
  2. DESENVOLVER E MULTIPLICAR O SENSO DE CIDADANIA, CIVISMO E PATRIOTISMO;
  3. RESPEITAR OS AMBIENTES EM QUE PARTICIPA: ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE;
  4. COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DAS LEIS E REGRAS DE TRÂNSITO;
  5. EXERCER A AUTO RESPONSABILIDADE SOBRE SEUS SONHOS E MISSÃO DE VIDA, SEM ENVOLVIMENTO COM DROGAS E VIOLÊNCIA.

A Guarda ainda realiza a formatura simbólica dos alunos ao final das aulas, e os alunos destaque são premiados e, em 2023, os alunos premiados foram levados em uma viagem cultural para a cidade de Jundiaí, para conhecer Mudo da Criança e a Fábrica de Infância.

A GCM ainda cita Paulo Freire “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”.

Imagens: Guarda Civil Municipal.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.