domingo, 06 de julho de 2025

Recente onda de assaltos à mão armada assusta ourinhenses e provoca reação das autoridades

Publicado em 13 nov 2017 - 12:39:47

           

Alexandre Mansinho

Dupla de assaltantes, munidos de uma arma de pequeno calibre e usando uma moto, está espalhando o medo na cidade de Ourinhos. O modo de agir dos suspeitos é quase sempre o mesmo: o horário preferido é entre 19h e as 22h.

Escolhem pessoas que estejam falando ao celular ou que estejam distraídas com o celular na mão. Chegam de moto e, com rapidez e violência, exigem que a vítima entregue o aparelho e, posteriormente, saem em alta velocidade.

A ousadia dos criminosos é o que chama mais a atenção, pois os assaltos ocorrem sempre na região central ou em bairros próximos ao centro. A quantidade de imagens de circuitos de segurança das lojas e das vias públicas que flagram a ação dos assaltantes também chama a atenção e ajuda a intensificar o medo.

Como resposta a essa onda de assaltos, a Polícia Militar de Ourinhos intensificou a ação da Força Tática (FT), que é uma guarnição de policiais especializados no enfrentamento estratégico de ações criminosas de alto risco. Essa não é a primeira onda de crimes ocorridos na cidade nos últimos meses.

Assaltos a estabelecimentos comerciais foram, até poucas semanas, motivo de grande preocupação para as autoridades. Nesse caso, prisões realizadas pela Polícia Militar com colaboração de ações de investigação da Polícia Civil acabaram por diminuir a incidência dos crimes.

Delegado pede colaboração da população – Dr. João Beffa, delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais de Ourinhos (DIG), detalhou as ações que estão sendo tomadas pela Polícia Civil em relação ao caso: “podemos dizer à população que temos uma investigação em curso, embora seja uma situação que cause preocupação, não há motivo para pânico (…) convém também pedir às pessoas que tenham informações sobre esse caso ou sobre qualquer outro, que nos procure (…) a DIG está de portas abertas para receber qualquer cidadão ou cidadã que esteja disposto a colaborar conosco (…) garantimos o anonimato”. Dr. João ainda afirma que o assalto à mão armada exige ainda mais uma ação efetiva das autoridades, porque o risco de haver um disparo pode pôr a perder vidas inocentes.

Comerciantes pedem providências – Na última segunda-feira, dia 6 de novembro, houve uma reunião no gabinete do prefeito com diversos grupos que tinham em comum o desejo de que fosse traçado estratégias para o combate ao crescente número de ações criminosas de furtos e roubos na cidade.

Estiveram presentes nesse encontro, além do prefeito Lucas Pocay, um grupo de mais de 20 comerciantes, representantes da ACEO (Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos), a Tenente Coronel Cenise Calazans, o Capitão Alysson Correa, o secretário municipal de segurança pública, Dr. Wagner Soares e o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Araújo Dauage (Alexandre Zóio).

Mais câmeras – Um dos resultados concretos da reunião é o compromisso, por parte da prefeitura, da instalação de mais 5 (cinco) câmeras, em pontos estratégicos do centro da cidade, que serão interligadas com a já existente Central de Videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Pública. O investimento em tecnologia, chamado também de ‘inteligência’, representa um grande passo no combate ao crime e é visto com bons olhos por diversos setores da segurança pública.

Outra medida será a implementação de um trabalho de atividade delegada que será desenvolvida durante esse final de ano, reforçando o policiamento na área central e será custeada pela Prefeitura de Ourinhos.

Atividade Delegada – Autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo em 2009, a Atividade Delegada (AD) é um convênio entre o Estado e os municípios com o objetivo de permitir a utilização de policiais militares, em dias de folga, no policiamento ostensivo e no apoio às prefeituras nas atividades de fiscalização que são responsabilidade do município.

Em Ourinhos essa AD sofreu interrupção no início do ano por motivos financeiros – a reunião do dia 6 de novembro também teve como resultado concreto o compromisso de Pocay com a reimplantação desse serviço.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.