quinta, 18 de julho de 2024

Recicla Ourinhos esteve presente na Expocatadores em Minas

Publicado em 02 dez 2016 - 05:57:40

           

Da redação

A Recicla Ourinhos mais uma vez teve participação efetiva na Expocatadores, maior evento voltado aos catadores de materiais recicláveis do país que foi realizado entre os dias 28 e 30 de novembro. Realizado pela primeira vez na cidade de Belo Horizonte (MG) como parte das comemorações dos 15 anos do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, a cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, parceiros e representantes do Movimento, entre eles a catadora Matilde Ramos.

Durante a abertura, que contou com cerca de 970 pessoas, aconteceu a assinatura do termo de cooperação técnico, cujo objetivo é reafirmar o compromisso que se refere à inserção dos catadores nos programas de coleta seletiva municipais e nas propostas de logística reversa, visando dar cumprimento ao prazo legal estabelecido para o fechamento dos lixões.

O subsecretário de Trabalho e Emprego, Antônio Lambertucci, esteve entre os participantes da abertura. “ A organização popular será o combate para a gente não perder direitos daqui por diante”, destacou. Também participante da mesa, o gerente de assessoramento técnico da Fundação Banco do Brasil, Geovane Martins, deu boas-vindas a todos os catadores e catadoras em clima festivo. “Estamos juntos com vocês desde o início como apoiadores desta causa, é de muita responsabilidade estar à frente de quem realmente faz, vocês estão incentivando uma vida melhor para este Planeta. Somente a luta e união nos faz caminhar rumo aos nossos direitos”, completou.

O evento é um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.

Somando-se o público de todas as edições já realizadas, o evento já contou com a participação de mais de 20 mil pessoas, entre catadores, palestrantes, expositores e visitantes, vindos de todo o território brasileiro, América Latina, Caribe, Índia, Ásia e África.

Vale lembrar que durante uma das edições da Expocatadores, a cidade de Ourinhos foi agraciada com o prêmio “Pró-Catador”, em razão entre parceria firmada entre a prefeitura e a cooperativa Recicla Ourinhos em prol da coleta seletiva e inclusão social dos catadores.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.