quarta, 12 de junho de 2024

Recicla Ourinhos participa de reunião na Secretaria de Políticas para as Mulheres

Da redação

A presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva, representou o estado de São Paulo em reunião realizada no último dia 05 de agosto com a secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Tatau Godinho. A reunião discutiu ações para fortalecer o protagonismo das mulheres no segmento e reuniu lideranças do Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

As trabalhadoras pediram o apoio da SPM/PR para capacitar as mulheres catadoras para a construção de autonomia política, econômica e social e para a formação de líderes. As mulheres representam cerca de 80% da categoria e estão organizadas nas cinco regiões do País. Elas pretendem ampliar a participação das mulheres no movimento.

Participaram da reunião Marilza de Lima, do Paraná; Matilde Ramos, de São Paulo; Jeane dos Santos, da Bahia; Claudete Pereira, do Rio de Janeiro; Aline Sousa, do Distrito Federal; e Madalena Rodrigues, de Minas Gerais.

Coleta Seletiva de Ourinhos será referência no seminário em São Bernardo do Campo – A Cooperativa Recicla Ourinhos, a Prefeitura e a SAE (Superintendência de Água e Esgoto) foram convidadas a participar do seminário “Experiências da Coleta Seletiva para a Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos” que acontecerá no dia 28 de agosto da Universidade Federal do ABC, na cidade de São Bernardo do Campo.

O evento discutirá os papéis das cooperativas de catadores e as obrigações das prefeituras na contratação dessas entidades para a execução do trabalho de coleta seletiva urbana, cumprindo o que determina a legislação federal.

Na ocasião, será apresentado o caso de sucesso da cidade de Ourinhos, que foi a pioneira a implantar um modelo de contrato de coleta seletiva com base na Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e permitiu a inclusão social dos catadores que deixaram o lixão e hoje são devidamente remunerados pelos serviços prestados ao município. A parceria entre a prefeitura e a cooperativa Recicla Ourinhos foi iniciada em 2010 e hoje é referência para outras cidades de todo o país. A iniciativa já rendeu inclusive reconhecimento da própria Presidência da República.

No dia 28, estarão em São Bernardo do Campo a presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva, e a representante da prefeitura, Kelly Regina Bordinhon, que terão a oportunidade de expor aos presentes a experiência exitosa da cidade.

Para Matilde, a participação em mais esse grande evento é motivo de grande orgulho para a Recicla Ourinhos. “É sempre uma grande satisfação e um orgulho poder dividir com os companheiros um pouco da nossa história, nossos erros e acertos. Após anos de muita luta, hoje finalmente somos reconhecidos como legítimos trabalhadores e temos amparo legal para desempenhar nossas funções em parceria com o poder público. Já fazemos frequentemente um trabalho de orientação com os catadores da nossa região e através deste evento vamos conseguir ampliar ainda mais nossa atuação, levando informação para que as cooperativas e prefeituras de todo o país possam trabalhar unidas e fortalecidas em prol da coleta seletiva”.

O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do ABC em parceria com a Cooperativa Central do ABC. O seminário será transmitido ao vivo pela internet. Inscrição pelo e-mail: seminário.saobernardo28@gmail.com

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.