segunda, 24 de março de 2025
Publicado em 20 mar 2015 - 05:32:25
Da redação
A Cooperativa Recicla Ourinhos recebeu esta semana a visita de integrantes das cooperativas de catadores das cidades de Piracicaba e de Lençóis Paulista que vieram à Ourinhos conhecer o modelo de trabalho que se tornou referência para vários municípios brasileiros na questão da coleta seletiva. Junto com a comitiva de catadores, estiveram presentes os vereadores Paulo Roberto de Campos (Piracicaba) e Nardeli (Lençóis Paulista).
Na usina de reciclagem, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura física da Recicla Ourinhos, como o departamento administrativo, refeitório, galpões de armazenagem dos reciclados, além de conhecer os equipamentos e frota utilizada pelos cooperados ourinhenses.
Grande parte dos veículos e equipamentos foram conquistados por meio de projetos do Governo Federal e da Fundação Banco do Brasil. No mês de fevereiro, por exemplo, a entidade foi contemplada no projeto Cataforte 3 com duas empilhadeiras, cinco prensas verticais, duas prensas horizontais e três esteiras para separação dos reciclados. Os novos equipamentos estão ajudando a melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos catadores.
A presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva, também fez questão de apresentar aos membros das cooperativas de Lencóis e de Piracicaba o contrato de prestação de serviços de coleta seletiva urbana firmado com a prefeitura municipal de Ourinhos que garante a inclusão social dos catadores por meio de remuneração mensal e acesso a direitos trabalhistas e previdenciários.
Matilde Ramos aproveitou a presença dos vereadores de ambos os municípios para enfatizar a importância do Poder Legislativo neste processo de acordo entre as cooperativas e o poder público. “Em Ourinhos, tivemos um grande apoio dos legisladores e conseguimos aprovar uma lei municipal que vem de encontro à Política Nacional de Resíduos Sólidos, garantindo que o trabalho de coleta seletiva no município seja praticado exclusivamente por cooperativas de catadores”, explicou Matilde.
As catadoras Mariza e Nalva Silva, que estiveram representando as cooperativas de fora, ficaram entusiasmadas com o exemplo de Ourinhos e voltaram cheias de esperança para suas cidades no intuito de iniciar um trabalho semelhante junto ao poder público que possibilite a estruturação das entidades e a melhoria da condição de trabalho dos catadores cooperados.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.