sexta, 08 de dezembro de 2023
No último dia 16, sexta-feira, treze reeducandos do Centro de Ressocialização de Ourinhos receberam o certificado de conclusão dos Ciclos I e II do Fundamental e Ensino Médio. Na Unidade do CR, há uma única sala de aula, porém, dividida em três turmas, e vem mantendo uma média de 60 reeducandos cursando Alfabetização, Ensino Fundamental e Médio, regularmente, o que significa praticamente 50% da população local em sala de aula. Muitos desses internos se estivessem em liberdade, não voltariam a estudar, e com a prisão, passam a ter um futuro promissor, pois participam do programa EJA – Educação para Jovens e Adultos, através da escola Vinculadora José Paschoalick, numa parceria entre as Secretarias de Estado da Administração Penitenciária e Educação, e com isso, a maioria deles concluem seus estudos.
Para tanto, é necessário um grande empenho da equipe educacional para que esses alunos atinjam tal objetivo, considerando o retorno a sala de aula depois de longo tempo fora delas. Durante a cerimônia foi cantado o Hino Nacional e o Hino da Secretaria da Administração Penitenciária; foram aclamadas homenagens aos professores e aos alunos destaques de cada ciclo durante o semestre, além de uma homenagem especial ao aluno J.V.V.S. que nessa oportunidade, além de concluinte do Ensino Médio, recebeu uma Menção Honrosa pela participação das Olimpíadas de Matemática 2016 (Obmep), que afirma: “quero agradecer por ter terminado meus estudos mesmo privado de minha liberdade, pois não desisti e sei que amanhã estarei de volta na sociedade. Além disso, me dediquei a matemática, matéria que gosto bastante, e fui contemplado com a Menção Honrosa pela Obmep”. E ainda conclui: “deixo aqui meus sinceros agradecimentos ao professor de matemática, pela paciência comigo e com meus companheiros de sala”.
Outros reeducandos também declararam: “sou muito grato pela oportunidade de terminar meus estudos; sei da importância e da grandeza de tal feito, pois aquilo que aprendemos, jamais será retirado, e que esse aprendizado vai nos acompanhar pela vida toda. Sinto-me mais preparado para enfrentar os obstáculos que a vida me oferecerá, com calma e perseverança, e muita fé em Deus, espero vencer na vida”, afirma o reeducando R.T.B., aluno concluinte do Ensino Médio. “Todo reeducando deve aproveitar essa oportunidade de estudar, tanto que sou agradecido por hoje ter concluído meus estudos e sinto preparado para reintegrar a sociedade e ainda pretendo cursar um ensino superior em breve. Agradeço pelo empenho e dedicação dos professores e dos diretores do CR, pois tornam possível a educação a todos os reeducandos desta Unidade”, declara outro aluno concluinte do ensino médio, E.L.O.G.
“O estudo mudou minha vida, porque quando cheguei ao CR, não sabia ler e nem escrever; quando recebia uma correspondência de meus familiares, tinha de pedir ajuda aos meus companheiros para que lessem pra mim; hoje ficou tudo mais fácil, já tenho condições de ler e escrever minhas próprias cartas, valeu a pena estudar, obrigado Professora”, declara emocionado o reeducando G.G.N, concluinte do Ciclo I, antiga 4ª série do Fundamental. Participaram do evento Diretores e funcionários da Unidade, Diretor e Coordenador da Escola Vinculadora, Supervisor de Ensino Regional de Ourinhos, Professores da Secretaria da Educação que atuam na Unidade e os alunos formandos.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.