domingo, 08 de setembro de 2024

Representantes de outros estados prestigiam programa Agente Mirim da Saúde

Publicado em 02 nov 2015 - 04:32:49

           

Renata Tiburcio

O Programa Agente Mirim da Saúde, do bairro Pacheco Chaves em Ourinhos, premiado na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família em Brasília/DF, recebe visitantes do estado do Rio Grande do Norte e Ceará que também tiveram seus projetos selecionados para conhecer as experiências dos Agentes Mirins e Bombeiros Mirins.

A IV Mostra representa a valorização das experiências em cuidado, prevenção e promoção de saúde, além de estimular o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil, e proporcionar espaços de intercâmbio entre as experiências.

A Agente Comunitária de Saúde, Sueli Aparecida Farias, conversou com nossa reportagem e explicou que no ano de 2014 o projeto foi classificado na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, ficando entre os 100 melhores dentre os 4 mil inscritos. 

E diante da colocação os Agentes Comunitários Luciano, Creusa, Zenaide, Aurora e Sueli, Genésio o Enfermeiro Coordenador na época, Rosana Pinha e Sandra Godoy da Direção Escolar e Fernanda Coordenadora de PSFs foram até Brasília – Distrito Federal no mês de março, onde todos os projetos classificados se apresentaram e o Programa Agente Mirim da Saúde, desenvolvido em parceria com a Escola EMEF Prof. Jorge Herkrath ficou em 28º lugar na classificação final.

Sueli explicou que a premiação para os primeiros classificados seria uma viagem de intercâmbio entre as experiências, que seriam realizadas durante o ano de 2015. 

Sendo assim, há cerca de dois meses eles foram comunicados que receberiam representantes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Ceará. Os representantes do Rio de Janeiro não vieram. Representando Natal/RN vieram Leda e Leonardo, classificados em 11º lugar com o trabalho ‘Cantoterapia’ e representando Horizonte/CE vieram José Fábio e Marcia, classificados em 12º lugar com o projeto ‘Palhasus’.

Para recebê-los a Unidade de Saúde e a Escola organizaram dois dias de atividades com as crianças do projeto. No primeiro dia pela manhã aconteceu uma solenidade na escola com a presença de autoridades, agentes mirins das turmas de 2010 até a turma atual, pais, as equipes da escola e da Unidade de Saúde. 

No período da tarde os visitantes foram conhecer de perto o outro projeto desenvolvido pela parceria Saúde, Educação e Corpo de Bombeiros que é o Bombeiro Mirim. Esse projeto está na segunda turma e surgiu a partir de atividades na escola com a participação dos Bombeiros. Desde que a ideia do projeto surgiu todos a abraçaram e a dedicação partilhada tanto da escola, Unidade de Saúde, Bombeiro e principalmente o envolvimento das crianças dão todo suporte e garantem o sucesso da ação.

 

O Agente de Endemias, José Fábio de Souza de Horizonte/Ceará acompanhou atentamente as atividades com a garotada: “Estou encantado, foi um dia muito produtivo com uma experiência muito gratificante, pois nós conhecemos os dois projetos Agente Mirim da Saúde e Bombeiro Mirim que trabalham para educar as crianças e adolescentes para a vida, então, eu como Agente de Endemias e minha parceira Agente de Saúde, já discutimos e vimos que essa ideia é muito proveitosa e vendo essa energia e força de vontade dos Agentes de Saúde, dos Bombeiros e das crianças, nós incentivamos e sentimos entusiasmados para copiar e levar esses projetos para nossa cidade, uma vez que lá nós trabalhamos com o lado lúdico para falar de saúde com a comunidade e se juntarmos mais esses conhecimentos, acredito que vai nos fortalecer ainda mais”, disse o agente.

Já o Professor de Educação Física do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Leonardo Nobrega, desenvolve o projeto “Cantoterapia”, que possibilita o despertar nas pessoas e a vontade de viver com alegria, mesmo estando doente. Ele achou maravilhosos os trabalhos desenvolvidos com as famílias e crianças em Ourinhos.

“Maravilhosa essa união que tem entre o Comando Militar, a Agente de Saúde e a Educação, transmitindo essa educação de cidadania e principalmente de prevenção a desastres. Para mim foi uma coisa que eu nunca tinha visto e com toda certeza irei levar esse modelo para Natal”, comentou Leonardo.

Por fim, o bombeiro Cabo Harrison, responsável pelo Projeto Bombeiro Mirim, emocionado, disse que está muito feliz por ter seu trabalho reconhecido fora do estado e ressalta a força das redes sociais que possibilitou essa troca de experiências.

“Foi gratificante para nós do Posto de Bombeiros de Ourinhos. É ótimo poder compartilhar esse projeto com outros estados como é o caso do Rio Grande do Norte e Natal. É o reconhecimento que todo o profissional sonha”, concluiu Bombeiro Cabo Harrison.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.