sexta, 15 de novembro de 2024
Publicado em 29 out 2024 - 11:37:19
O pedido do crédito, aprovado em sessão da Câmara em maio de 2023, estava em análise
Fernando Lima
O Prefeito Municipal Lucas Pocay publicou na sexta-feira (25), o decreto Nº 7.951, em que desiste do pedido de crédito feito ao Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) que serviria para custear o “Programa de Modernização e Melhoria da Qualidade do Sistema de Saúde de Ourinhos”. A decisão foi publicada em Diário Oficial do Município e tem gerado polêmica desde então.
A DECISÃO DA CÂMARA – O pedido do crédito para melhoria na saúde foi aprovado em plenário da Câmara em maio de 2023. O prefeito eleito, Guilherme Gonçalves e mais dois vereadores na época votaram contra, Roberto Tasca e Roberta Stopa.
No entanto, o projeto do crédito, antes de chegar à votação da Câmara, passou por uma consulta pública, para levantar os principais pontos de melhorias na saúde e foi apresentada uma lista detalhada com as melhorias a serem feitas, bem como as facilidades e condições oferecidas pelo BID para quitação do valor, dentro de 25 anos.
O CRÉDITO – O empréstimo, com valor de R$ 200 milhões, com condições muito facilitadas para o município proporcionadas pelo BID, seria utilizado para a construção de 11 novas unidades de Saúde, reforma de outras 15 e ampliação de mais 4. A finalização das cláusulas contratuais foi divulgada no dia 1º de setembro, pelo então Secretário de Saúde, Donay Neto.
DECISÃO DE CANCELAMENTO – O prefeito Lucas Pocay afirmou que o pedido de cancelamento do crédito demonstra a responsabilidade fiscal dele para com a nova gestão a assumir em 2025. Sua intenção é que a prefeitura não seja assumida pelo seu sucessor com dívidas contraídas anteriormente.
CRÍTICAS DO ELEITO – O prefeito eleito Guilherme Gonçalves criticou a decisão de Lucas Pocay em seu Instagram. Em postagem em seus “stories” na segunda-feira (28), Guilherme diz: “Perdeu a eleição e cancelou o empréstimo. Ué, não era bom pra cidade? Irei para Brasília, vou localizar os responsáveis e quero entender de fato o que era isso. Vamos trazer esclarecimentos”.
A RESPOSTA DO PREFEITO – O prefeito Lucas, por sua vez, gravou um vídeo em suas redes sociais, também na segunda (28), comentando sua decisão e deixando claro que Guilherme foi contra esse empréstimo. “A decisão de não seguir adiante com o financiamento do BID, foi tomada com uma total seriedade e respeito ao povo de Ourinhos. Não seria responsável comprometer a próxima gestão com uma despesa que o próprio vereador, agora prefeito eleito, rejeitou publicamente. O vereador Guilherme Gonçalves votou contra a operação de crédito e deixou claro que não apoiava esse projeto, que tanto poderia beneficiar a nossa saúde municipal”.
Em entrevista exclusiva ao EN DIA, Lucas falou sobre o cancelamento: “Em primeiro lugar, é essencial entender que a decisão de cancelar o empréstimo com o BID foi pautada, acima de tudo, pela responsabilidade fiscal e pelo respeito à autonomia da próxima gestão. Governar é garantir que cada ação seja pensada a longo prazo, visando o bem da cidade e não apenas resultados imediatos. Ao cancelar o empréstimo, deixamos as portas abertas para que o novo prefeito possa implementar sua visão, sem qualquer amarra financeira herdada, exatamente como ele defendeu durante sua campanha”.
E prosseguiu: “Quanto à saúde, nossa administração sempre priorizou a criação de bases sólidas e melhorias contínuas, e continuaremos a buscar formas de fortalecer o sistema de saúde municipal com responsabilidade e planejamento. Cabe agora ao novo prefeito, que votou contra o projeto, seguir com o que considera ser melhor para a saúde em Ourinhos”, afirmou Lucas.
“Sobre a continuidade, cada administração traz consigo uma série de desafios e oportunidades. Se Caio Lima estivesse à frente, nossa gestão manteria seu compromisso com o progresso sustentável de Ourinhos, analisando todas as possibilidades para atender à população da melhor maneira possível, sempre com o máximo de responsabilidade fiscal. Governar é agir com transparência e planejamento, e é exatamente isso que deixamos como legado para o futuro de Ourinhos”, finalizou o atual prefeito.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.