terça, 15 de julho de 2025

Retrospectiva 2018

Publicado em 28 dez 2018 - 06:27:43

           

Letícia Azevedo/Marcília Estefani

LIXO – 2018 foi um ano de muitas denúncias referentes ao descarte de lixo feito incorretamente pela população, em locais proibidos gerando perigo, no que diz respeito a criadouro de mosquitos e animais peçonhentos. Os escorpiões foram os vilões neste ano causando medo, morte e muita polêmica.

ASSASSINADA – Maria Luiza Padre Fajoli de 15 anos foi encontrada morta com um tiro na cabeça em um canavial, próximo a Fazenda Nova Era. A jovem ficou desaparecida durante oito dias até seu corpo ser encontrado. O suposto autor do crime é Carlos Henrique Pereira.

SURPRESA NA RUA CARDOSO RIBEIRO – Alterações feitas pela prefeitura no trecho entre a Praça da Catedral e a esquina com a Rua Altino Arantes, surpreenderam comerciantes em 2018. Da noite para o dia, foi alterado desenho do trânsito das vias e feita reestruturação das vagas de estacionamento. Sob a justificativa de aumentar a segurança e resolver o problema de “afunilamento” do trânsito nesse trecho, a prefeitura colocou faixa amarela na margem direita da rua e redesenhou a distribuição de vagas na margem esquerda.

ESCÂNDALO DA CULTURA – Denúncia expõe possíveis casos de corrupção e lavagem de dinheiro na Secretaria Municipal de Cultura. O então secretário, Paulo Flores foi exonerado, e é tido pela CPI, instaurada para investigação, como grande responsável pelo esquema, envolvendo pessoas próximas, porém, sem conivência com a gestão. Ainda haverá outras oitivas após recesso da Câmara. O diretor da Escola Municipal de Música, Rodrigo Donato (foto), pediu exoneração do cargo.

PROTESTO NA CÂMARA – CPI DA SAÚDE – Em maio, um grupo de munícipes interrompeu a sessão da Câmara para cobrar melhoria da qualidade do atendimento de saúde. O alvo principal das cobranças foi o atendimento pediátrico. Entre os munícipes que protestaram estava a mãe da menina Jady Emanuely, que faleceu na Santa Casa de Ourinhos em 15 de abril, após passar o dia na UPA. O caso gerou a instalação da CPI da Saúde, que teve relatório final lido na câmara no início de dezembro. Nele consta que não houve nenhum encaminhamento que aponte indícios de crime de responsabilidade em qualquer uma das instituições envolvidas no atendimento da saúde pública em Ourinhos. 

GREVE DOS CAMINHONEIROS – Unidos à sua categoria, caminhoneiros de Ourinhos e região aderiram à paralisação e protestaram na Rodovia Raposo Tavares. Em Ourinhos os manifestantes se uniram em um acampamento no bairro Ville De France, onde receberam apoio de toda comunidade, que ofereceram alimentação, água e supriram outras necessidades dos caminhoneiros. A cidade chegou a ficar sem combustível, gás de cozinha, as prateleiras dos supermercados foram se esvaziando, e os impactos da paralisação foram sentidos também nos meses consecutivos.

MORTE DO MENINO ISAÍAS RAIA – População de Ourinhos ficou consternada com a morte do garoto de 14 anos, morador do Pacheco Chaves, que se afogou quando foi brincar nas águas do rio Paranapanema. Seu corpo foi encontrado dois dias após o desaparecimento.

MAQUETE DO SENAC – Evento apresentou a maquete da grande obra que será construída em frente ao Centro Cultural em Ourinhos, no antigo campo do Operário.

PRAÇA DOS FOOD TRUCKS – Mais conhecida por Praça do Caló, o espaço tem agora uso exclusivo no período da noite para os comerciantes que utilizam trailers para venda de lanches, bebidas e sobremesas.

PARTO NA CALÇADA – Uma mulher grávida que estava entrando em trabalho de parto, foi atendida por policiais. Chegando ao local, diante da urgência, foi necessário fazer o parto ali mesmo, na calçada em frente à residência do casal, onde nasceu a pequena Stephany pesando 3,500 Kg.

MUDANÇAS NA EXPEDICIONÁRIOS – Após diversas alterações no trânsito da Rua dos Expedicionários, diminuindo as faixas e implantando estacionamento de 60 graus, diversos comerciantes e motoristas se dividiram entre críticas e elogios. 

CARNE IMPRÓPRIA – Vigilância Sanitária, juntamente com o Ministério da Agricultura, apreenderam mais de 1 tonelada de carne imprópria para o consumo em Casa de Carne no Jardim Itamaraty. Os proprietários foram autuados em flagrante por crime ambiental e responderão em liberdade.

MORTA POR PICADA DE ESCORPIÃO – O caso da menina gerou enorme repercussão e diversos questionamentos a respeito de possível demora em atendimento no UPA de Ourinhos. Diversos relatos de moradores mostram proliferação de escorpiões na cidade, fato que preocupa a todos.

RECANTO DOS PÁSSAROS III – No mês de outubro de 2018 começou a entrega das casas do Recanto dos Pássaros III. Cerca de 250 casas já foram liberadas, mas muitos mutuários ainda sofrem na espera.

DEMOLIDO – Devido a duplicação da Rodovia Raposo Tavares, o viaduto que liga Chavantes a Irapé foi demolido e será substituído por um moderno complexo viário.

ASSASSINADO – Genilson Aparecido da Silva foi atingido por 5 disparos de revólver calibre 38 no Parque Minas Gerais. O vendedor de caldo de cana chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na Santa Casa de Ourinhos. As investigações continuam.

RELÍQUIAS DE SANTOS EM OURINHOS – Relíquias de Santo Agostinho, Santa Mônica e Santa Rita de Cássia reuniram centenas de fiéis católicos da cidade e região.

MORRE “CAFÉ” – Um grave acidente ceifou a vida de Ailton Almeida, popularmente conhecido como Café. O colaborador da Usina São Luiz capotou o carro na vicinal Stella Fátima Quagliato, chegou a ser socorrido com vida mas não resistiu aos ferimentos.

CASO DOMINGOS BELEI – Policia Civil prende Geraldo Carneiro dos Santos, 52 anos, acusado de matar o caminhoneiro de 39 anos, em março de 2018, na Rua Heraldo Nascimento Abujamra, Jardim Itamaraty em Ourinhos, após a vítima ter saído de um bar.

CONDENADOS – Wellington Silva foi condenado a 30 anos de prisão pelo assassinato de Josiane Calistro, ocorrido em 12 de agosto de 2017; Jefferson Galdino foi condenado a 28 anos pelo assassinato de João Eloy em 2016; João Paulo de Oliveira Silva foi condenado a 6 anos de prisão após ter participado indiretamente do assassinato de Eiji Marvulle; Diego Gumercindo Matias foi condenado a 6 anos de prisão por matar Robson Balduino a pauladas.

CANIL DA PM – Será construído uma estrutura que abrigará o Canil da Polícia Militar, ainda no primeiro semestre de 2019. Ten. Cel. Botega afirma que o trabalho dos cães será de grande valia para o combate no tráfico de entorpecentes.

PEDÁGIO DESATIVADO – Pedágio que liga o Norte Pioneiro ao Estado de São Paulo foi desativado após a Justiça Federal determinar seu fechamento por duas vezes.

DR JAIR BERNARDELI – Faleceu na manhã do dia 16 de novembro, o médico pediatra Dr. Jair Bernardelli. Seu sepultamento aconteceu no Memorial Garden em Ourinhos. 

JOGADOS NA RUA – Permissionária Ourinhense Lucca Jr, prestadora de serviços durante quase 20 anos para o município, coloca carros na rua após desacordo com a atual vencedora do pregão. Logo depois a permissionária atual do Grupo Carvalho guinchou todos os veículos para seu pátio.

FIO AGORA É UNI/FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos comemora conquista do Centro Universitário da UNI/FIO.

MUSEU – A UNI/FIO Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos inaugurou na noite de segunda-feira, 17 de dezembro, o Centro Cultural Universitário Dr. Roque Quagliato e o Museu de Arte, Cultura e Pesquisa Professor/Curador Francisco Cláudio Granja.

CENTENÁRIO DE OURINHOS – Os 100 anos da cidade foi comemorado em grande estilo, com muitas inaugurações, revitalizações, campeonatos, e shows na Praça Mello Peixoto com artistas da casa e outros, além de shows com Fernando e Sorocaba e Thaeme e Thiago, que foram realizados na Fapi, totalmente gratuitos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.