quinta, 13 de junho de 2024

Riscos ambientais estão presentes em diferentes setores

Assessoria de Comunicação

A discussão em torno de riscos ambientais no âmbito empresarial é de extrema importância uma vez que uma gestão integrada dos riscos ambientais com os demais riscos tradicionais que as empresas enfrentam pode contribuir fortemente para a melhoria de resultados financeiros, geração de novas oportunidades de negócios, geração de novas oportunidades de empregos, além do equilíbrio dos aspectos econômicos, ambientais e sociais, com foco em ganhos de longo prazo.

Por esse motivo, nesta quarta-feira, dia 24/02, a AD Corretora de Seguros irá promover um Encontro sobre Riscos Ambientais. O objetivo é discutir os diversos riscos que as empresas estão sujeitas em relação a possíveis danos que suas operações podem ocasionar ao meio ambiente. O evento, que é exclusivo para convidados, será realizado no Auditório do Edifício W Offices, em Ribeirão Preto, onde está instalada uma das filiais da AD. A expectativa é que aproximadamente 60 convidados participem do evento.

Segundo os organizadores do evento, a ideia para o encontro surgiu a partir da observação que os empresários e industriais da região de Ribeirão Preto poderiam se beneficiar com informações relativas aos riscos ambientais que estão expostos e ainda sobre o seguro ambiental, que oferece proteção para os processos produtivos, garantindo o ressarcimento contra prejuízos relacionados a reparações de danos provocados à natureza. “Eventos como esse tendem a criar novas frentes de conhecimento, de aprendizado conjunto e de trocas de experiências. A sociedade tende a ganhar a partir do momento que temas como gestão de riscos ambientais e seguros ambientais passam a ser mais discutidos, sendo olhados como ferramentas para a gestão da sustentabilidade, inclusive prevenindo acidentes ambientais que poderiam gerar impactos negativos para a sociedade”.

Durante o Encontro, Marco Antonio Ferreira, Engenheiro Ambiental e Coordenador da Subcomissão do Seguro Ambiental da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), irá ministrar uma palestra sobre o tema que dá nome ao encontro. Em sua apresentação, Marco irá expor alguns conceitos sobre riscos ambientais, abordando questões legais, técnicas e práticas. Também irá apresentar casos de potenciais sinistros de riscos ambientais, destacando possíveis formas de transferir tais riscos para apólices de seguro. O palestrante espera ainda poder incentivar a cultura dos seguros ambientais entre os participantes do evento. “Os riscos ambientais também são riscos econômico-financeiros e acreditamos no fomento destes temas para ajudar no aprimoramento da gestão de riscos e da geração de valor para a sociedade”, aponta.

 

Seguro Ambiental

O Seguro Ambiental garante, dentro dos limites contratados, os danos ambientais causados por poluição e/ou contaminação, resultantes das atividades praticadas pelo segurado. A principal característica do Seguro Ambiental é a indenização ao próprio segurado para reparações e remediações no local segurado, ou também os danos causados a terceiros.

 

Mais conhecimento, mais proteção!

Indagado sobre os motivos do seguro ambiental ainda ser tão pouco difundido no Brasil e como esse cenário pode mudar, Ferreira destaca três grandes desafios. O primeiro é avançar na fronteira do conhecimento sobre este produto de seguro, sendo necessário que a informação técnica e os potenciais benefícios sejam cada vez mais difundidos. O segundo é alcançar um nível de comercialização cada vez maior para permitir mais competitividade entre as seguradoras e possibilitar taxas e prêmios de seguro cada vez mais viáveis para os clientes. Por fim, o terceiro desafio é demonstrar que riscos ambientais não estão só presentes, em uma percepção geral, em grandes empresas ou setores críticos, como os de mineração e petróleo. Riscos ambientais estão muitas vezes presentes em setores como hospitalar, prestação de serviços, alimentício, entre outros. “Quando se manifestam, os riscos ambientais podem gerar custos financeiros enormes para reparação e, assim, empresas de pequeno e médio porte podem correr riscos enormes de sobrevivência se não estiverem tecnicamente e financeiramente preparadas para fazer frente a tais gastos”, ressalta.

 

Sobre o Palestrante

Marco Antonio Ferreira é Engenheiro do Meio Ambiente, Bacharel em Direito pela PUC, Especialista em implementação de critérios socioambientais, Auditor Ambiental e Coordenador da Subcomissão do Seguro Ambiental da FenSeg.

 

Serviço

Encontro sobre Riscos Ambientais

Realização: AD Corretora de Seguros – filial de Ribeirão Preto

Data: 24/02/2016

Local: Auditório do Edifício W Offices, Av. Wladimir Meirelles – 1660, Jardim Botânico, Ribeirão Preto/SP

Horário: credenciamento às 18h30 e encerramento às 20h30

Evento exclusivo para convidados, que devem confirmar participação pelo e-mail: atendimento@ad.com.br

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.