domingo, 08 de setembro de 2024

SAE explica que está trabalhando no combate aos pernilongos

Publicado em 06 set 2017 - 05:45:21

           

Da redação

Diante das inúmeras reclamações publicadas através das redes sociais, telefones e até pessoalmente a SAE – Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos, responsável pela limpeza das lagoas de estabilização de esgoto do município situadas às margens dos Rios Pardo e Paranapanema, emitiu comunicado com o intuito de sanar as dúvidas da população. 

Segundo a SAE, realizar limpeza nas lagoas de estabilização de esgoto do município situadas às margens dos Rios Pardo e Paranapanema faz parte do cotidiano dos funcionários da autarquia.

Desde o dia 21 de agosto a equipe da Rede de Esgoto da SAE está empenhada na difícil tarefa de retirada dos aguapés, planta aquática que infesta as lagoas e atrapalha a aplicação de bioinseticida no combate a proliferação dos pernilongos.

As lagoas de estabilização periodicamente (a cada 20 ou 30 dias) passam por essa limpeza com a retirada das plantas aquáticas, o bioinseticida após a sua fabricação tem que ser aplicado em 48 horas, caso contrário o produto perde seu poder de ação na eliminação das larvas do pernilongo.

A retirada dos “tapetes de águapés” que cobrem a lagoa permite também que os raios do sol não fiquem impedidos de entrar na lâmina d’água, favorecendo o processo biológico onde a matéria orgânica é estabilizada. A aplicação do bioinseticida começou terça-feira (05/09) na lagoa do Paranapanema e prossegue na lagoa do rio Pardo.

É comum nessa época do ano, quando o tempo começa e esquentar a proliferação de pernilongos, a combinação de clima quente e úmido favorece para a multiplicação dos insetos, tanto os comuns, conhecidos como Culex, quanto o Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.