segunda, 15 de abril de 2024

Santa Casa de Chavantes promove mutirão de saúde da mulher

Unidade de saúde do município ganha sala de mamografia

 

Da redação

 

A Santa Casa de Misericórdia de Chavantes irá promover, entre os dias 13 e 14, um mutirão de mamografia na cidade, dentro da campanha Outubro Rosa. A carreta Saúde da Mulher estará estacionada em frente ao Paço Municipal de Chavantes realizando exames de mamografia, Papanicolau e testes rápidos de HIV.

 

 

O objetivo é ressaltar a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama. Essa estratégia de conscientização destaca a relevância do diagnóstico precoce e orienta a população feminina sobre as mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e as principais características suspeitas de câncer de mama.

 

 

No total, serão ofertados 140 exames de mamografia, 70 de Papanicolau e 120 testes rápidos de HIV. Os exames serão realizados das 7h às 17h, previamente agendados pelas agentes municipais de saúde de Chavantes, por meio de contato telefônico. “Todas as pacientes que apresentaram alteração em seus exames, serão encaminhadas para tratamento adequado”, salienta o presidente da Santa Casa, Anis Ghattás Mittri Filho.

 

Sala para mamografia – Com capacidade de realizar 300 atendimentos ao mês, a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes inaugura neste mês a primeira sala de mamografia da unidade e da cidade. A ação vai ao encontro da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

 

 

Os exames que serão realizados na nova sala da Santa Casa também serão direcionados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, nestes casos, o agendamento será realizado via regulação. Também serão atendidos exames particulares e agendados por meio de convênios.

“Nossa intenção é oferecer uma opção de diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento para a população feminina de Chavantes. Dessa forma mais vidas podem ser salvas”, afirma o presidente da Santa Casa.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.