quinta, 22 de fevereiro de 2024

Santa Casa de Ourinhos realiza a primeira Prostatectomia Radical Videolaparoscópica

A Santa Casa de Ourinhos realizou no último dia 14 de junho a primeira Prostatectomia Radical Videolaparoscópica. Trata-se de uma cirurgia de retirada da próstata e vesícula seminal através da laparoscopia. O procedimento foi coordenado pelos médicos urologistas, Dr. Luis Felipe Vellacich Yubi e Dr. Ricieri Mariotto.

A primeira Prostatectomia Radical Videolaparoscópica foi realizada em um paciente que teve diagnosticado o câncer de próstata. O procedimento foi um sucesso e a pessoa tem apresentado uma boa recuperação.

A cirurgia é realizada com distensão do abdome com gás permitindo a movimentação de pinças no interior da cavidade abdominal. Essas pinças são introduzidas através de pequenas incisões (cortes) e são manipuladas diretamente pelo cirurgião.

O acesso permite a introdução da câmera de vídeo (endoscópio) e visibilizar estruturas dificilmente vistas na cirurgia aberta e com melhor definição de detalhes.

Além disso, a realização do procedimento por meio de pequenas incisões (0,5 a 1 cm) resulta em algumas vantagens em relação a cirurgia aberta: menor dor no pós operatório, menor incidência de infecção, menor perda de sangue, menor incidência de hérnia incisional, recuperação mais rápida, regresso mais rápido a atividade profissional e cicatriz cirúrgica menos visível (vantagem estética).

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.