terça, 14 de janeiro de 2025

Santa Casa homenageia Capitão Augusto e presta contas dos seus investimentos

Publicado em 11 ago 2017 - 12:42:13

           

Assessoria de comunicação

Na última segunda-feira, diretoria e funcionários da Santa Casa de Ourinhos recepcionaram o deputado federal Capitão Augusto para apresentar os investimentos realizados com os recursos enviados por ele através de emendas. O presidente da Santa Casa, Celso Zanuto, e o diretor administrativo, Fernando Abreu, surpreenderam o deputado da cidade com uma placa de reconhecimento pelo trabalho que tem realizado em favor da saúde de Ourinhos. “É o deputado que mais tem ajudado a Santa Casa”, disse Celso Zanuto. Segundo cálculos, Capitão Augusto enviou em emendas mais que todos os outros deputados colaboradores juntos. Ao todo, o valor de emendas do Capitão Augusto somente para a Santa Casa supera os R$ 3 milhões.

A visita começou com uma reunião com cerca de 80 funcionários de vários setores da Santa Casa no auditório da antiga Soprami, totalmente reformada pelo hospital e aproveitada em cada metro quadrado para melhorar a estrutura que é hoje a principal referência regional em atendimento hospitalar. “Sem as emendas parlamentares a Santa Casa para”, afirmou Zanuto, empresário que há 10 anos lidera o trabalho que é considerado modelo no País.

O deputado federal disse que consegue destinar altos valores para Ourinhos, sobretudo para a área da saúde, porque concentra suas emendas impositivas (aquelas que independem da aprovação do governo) em nossa região. “Normalmente, os deputados têm que dividir o bolo entre dezenas de municípios. No meu caso, que tenho minha base eleitoral na Polícia Militar e que só me pede projetos e a defesa dos interesses da categoria, consigo dirigir quase que a totalidade das minhas emendas para minha cidade de Ourinhos e os municípios mais próximos”, esclareceu Capitão Augusto.

ONCOLOGIA – A visita incluiu a passagem por vários setores da Santa Casa, inclusive o Serviço de Oncologia, também conhecido como Hospital do Câncer, que funciona no antigo hospital Dr. Monzillo. A diretoria agradeceu ao Capitão por sua ação permanente e decisiva no credenciamento da oncologia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Sabemos que se não fosse a atuação do Capitão Augusto no Ministério da Saúde e no Governo do Estado jamais teríamos conquistado o credenciamento”, disse Celso Zanuto. Fernando Abreu lembrou que um dos fatos decisivos foi quando o deputado pressionou a Secretaria de Estado da Saúde numa reunião na Casa Civil que ecoou até no Ministério da Saúde. “No dia seguinte, o Capitão já foi chamado no Ministério para a assinatura do credenciamento”, relembrou Abreu.

Na época, o fato gerou descontentamento na comunidade de Assis, pois o credenciamento de Ourinhos implicou no descredenciamento do Hospital Regional daquele município. “Jamais pedi e jamais pediria para descredenciar qualquer serviço de oncologia, Assis foi descredenciada porque o HR não estava prestando atendimento como tinha que ser”, afirmou o Capitão. O episódio que favoreceu Ourinhos e região rendeu uma moção de repúdio ao deputado ourinhense na Câmara Municipal de Assis.

Em contrapartida, o diretor do Hospital do Câncer de Ourinhos, o médico Norberto Paes, atestou que os pacientes de Assis e cidades daquela região estão sendo atendidos agora em Ourinhos, até mesmo em radioterapia, serviço que até hoje não foi implantado pelo HR de Assis. “Com o credenciamento do SUS estamos atendendo nossos pacientes em quimioterapia, cirurgia de câncer e radioterapia e já zeramos a fila que havia em Assis”, comemora. “Posso atestar que os pacientes de Assis estão bem satisfeitos com nosso atendimento”, completou Norberto.

Capitão Augusto ainda colabora com o Hospital do Câncer Amaral Carvalho para investimento no setor de transplante de medula óssea e foi considerado pelo mantenedor do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, seu embaixador no Congresso Nacional, onde tem conseguido emendas de deputados de outros estados que enviam pacientes para Barretos mas não transferem recursos em apoio.

Na pauta da visita, diretores administrativos e clínicos formalizaram novos pedidos ao deputado federal Capitão Augusto, como recursos para reforma do Pronto Socorro da Santa Casa, apoio na criação da RUE (Rede de Urgência e Emergência) para garantir maior repasse do Governo para a Santa Casa, e emendas para a compra de equipamentos de ponta. O deputado repetiu o bordão que usa desde os tempos da ativa na Polícia Militar: “Missão dada, missão cumprida”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.