sábado, 14 de junho de 2025
Publicado em 19 maio 2018 - 03:04:04
Da redação
Garantir a agilidade nos momentos de extrema urgência dos pacientes. Essa foi a principal meta que levou a Santa Casa de Ourinhos a tomar a decisão de montar sua própria Agência Transfusional – uma unidade hemoterápica que tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames pré-transfusão e liberar e transportar o sangue dentro do hospital.
As atividades tiveram início no último dia 15 de maio e o setor funcionará 24 horas, sete dias da semana. A Santa Casa contará com uma equipe altamente qualificada, tendo como diretor clínico o médico especialista em Hematologia e Hemoterapia, Dr. Paulo Novita, como diretora técnica a bióloga, especialista em Hemoterapia, Mestre em Biotecnologia Médica e Doutora em Fisiopatologia e Diagnósticos Cirúrgicos, Dra. Juliane Campos e mais cinco técnicos em enfermagem, que foram devidamente treinados para a rotina de coleta de amostras para os exames pré-transfusional dos pacientes, realização dos testes laboratoriais e infusão de hemocomponentes.
A Santa Casa realiza em média 250 transfusões mensais. “A Agência Transfusional interna é um serviço de grande importância para um hospital. Hoje a Santa Casa de Ourinhos precisa e merece um serviço hemoterápico interno. Isso garante a agilidade nos momentos de extrema urgência, monitoramento adequado do paciente durante e após o ato transfusional, controle de qualidade rigoroso de exames imunohematologicos, além de gerar maior credibilidade para o hospital, que é a referência da região de Ourinhos”, explicou Dra. Juliane.
O novo setor está localizado dentro da Santa Casa, entre a Ala A e o Pronto-Socorro. “A Agência Transfusional é uma unidade dentro dos demais serviços de Hemoterapia que realiza os exames pré-transfusionais do paciente, entre eles a Fenotipagem ABO e RH, Pesquisa de Anticorpos Irregulares e demais testes de compatibilidade transfusional. É de função da agência realizar a rotina de exames imunohematologicos de todos os pacientes do hospital, especialmente de gestantes e recém-nascidos. O ato Transfusional, o monitoramento do paciente durante a infusão e a notificação de reações transfusionais quando ocorrerem também é de responsabilidade da unidade”, disse.
A Agência Transfusional da Santa Casa de Ourinhos não realiza coleta de doadores de sangue. As doações continuam sendo realizadas no Banco de Sangue e é importante ressaltar que a partir de uma única doação, até quatro vidas podem ser salvas.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.