sexta, 26 de julho de 2024

Secretaria de Saúde alerta população sobre os cuidados com a Gripe

Publicado em 04 abr 2016 - 06:40:30

           

Da redação

Enquanto aguarda o início da Campanha de Vacinação estimada para começar no dia 30 de abril, de acordo com informações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta à população e principalmente aos grupos prioritários a respeito dos cuidados com a Influenza, comumente conhecida como gripe e que possui vários subtipos de vírus, inclusive o H1N1.

Crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometem a imunidade devem redobrar a atenção e evitar frequentar lugares com aglomeração de pessoas, uma vez que, a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas.

Outras medidas para evitar a contaminação – fazer a higienização frequente nas mãos com água e sabão ou álcool gel a 71%; usar lenço descartável para higiene nasal; sempre que espirrar ou tossir cobrir o nariz e a boca; evitar o toque nas mucosas (olhos, nariz e boca) com as mãos sujas; evitar tocar superfícies do tipo maçanetas, interruptores, chave, caneta; dentre outros objetos, além de evitar a utilização de bebedouros públicos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o dia 19 de março 46 óbitos por H1N1 foram registrados em todo o país, sendo 10 mortes a mais do que no ano passado inteiro, quando 36 pessoas morreram pelo vírus.

A vacina contra a Influenza protege contra as gripes H1N1, H3N2 e B.

Sintomas – Os sintomas da H1N1 são parecidos com a da gripe comum, porém mais fortes: febre alta (acima de 38,5°C), tosse, irritação nos olhos e nos ouvidos, dor muscular, de cabeça e de garganta e coriza. Falta de ar e dor no tórax são as principais diferenças sentidas.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.