segunda, 15 de abril de 2024

Secretaria de Saúde promove palestra sobre a importância da saúde mental

O evento “A Vida pede Equilíbrio” acontece no dia 25 de janeiro, as 9hs no Teatro Municipal Miguel Cury

 

 

Marcília Estefani

 

 

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento. O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos e uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos.

Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. É uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

Partindo deste movimento, numa iniciativa inédita em Ourinhos, a Secretaria de Saúde vai realizar o evento “A Vida pede Equilíbrio”, que acontece no dia 25 de janeiro, com início às 9h00 no Teatro Municipal Miguel Cury.

Serão realizadas palestras com profissionais da saúde e roda de conversa com a participação da população, com o objetivo de chamar a atenção para as necessidades relacionadas à Saúde Mental, conscientizando da importância e da necessidade de se discutir o assunto, possibilitando um trabalho preventivo da saúde mental de adultos, jovens e crianças.

 

“O janeiro branco tem o intuito de conscientizar a população, quebrar alguns paradigmas e entender como é importante a gente cuidar da saúde emocional, mental, temos profissionais que nos ajudam, psicólogos entre outros que colaboram”, explicou ao jornalismo do Negocião, o secretário de saúde Caio Lima

Um importante momento, segundo Caio, será a roda de conversa que dará voz aos participantes para compartilharem suas experiências.

“Vamos abrir a roda de conversa e será um momento muito importante principalmente porquê quando se fala de saúde mental ela é afetada de diversas maneiras e em diferentes locais, o trabalho é muitas vezes um local que tem afetado a saúde mental de muitas pessoas, então a gente quer abordar isso, essa perspectiva ampla de saúde mental e de como a gente acaba sofrendo em diferentes dinâmicas da vida e o cuidado que precisamos ter, a pandemia mostrou isso, e a participação da população é muito importante”, finalizou o secretário.

Secretário de Saúde, Caio Lima, ressalta a improtância da participação da população no evento

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.