segunda, 15 de abril de 2024

Semana Literária movimenta Colégio Santo Antônio em Ourinhos

O evento foi realizado sob o tem inspirador “As Mulheres na Literatura”

 

Rose Pimentel Mader

 

O Colégio Santo Antônio realizou, no período de 11 a 22 de março, a Semana Literária, com uma vasta programação de atividades que envolveu a participação de alunos de todos os segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Ensino Médio.

Inspirados no tema As Mulheres na Literatura, os alunos produziram belos trabalhos e desenvolveram diversas ações que foram compartilhadas com toda a comunidade escolar.

 

 

Educação Infantil

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Cassiany Amaral Navas Leite, destacou que a Semana Literária no CSA, foi marcada pelo protagonismo das mulheres na Literatura, resgatando através do contexto histórico brasileiro, o surgimento de mulheres escritoras a partir do século XIX, tendo em vista que até então as mulheres não podiam exercer nenhum tipo de atividade intelectual ou cultural.

 

Crianças participaram ativamente da Semana

 

“Cada segmento, desenvolveu atividades que permitiram às crianças conhecerem os diversos gêneros textuais, ampliando seu repertório literário. A Educação Infantil possibilitou às crianças o contato com obras clássicas da literatura, na intenção de estimular a criatividade, a imaginação, o desenvolvimento da educação estética, da sensibilidade, da concentração, dos aspectos cognitivos e linguísticos, necessários para o desenvolvimento do ser humano e formação de leitores crítico”, explicou Cassiany.

 

A Semana envolveu alunos de todos os segmentos

 

Com esta proposta, as crianças, desde o Berçário, apreciaram as obras da autora Sônia Rosa: “Como é bonito o pé  do Igor e É aniversário do Bernardo”. As turmas do grupo 2,  conheceram as obras da autora Ingrid Biesemeyer  Bellinghausen: “O mundinho e a Horta do Mundinho”; As turmas dos grupos 3, conheceram a obra da autora Ana Maria Machado: “Camilão o Comilão”; As turmas dos grupos 4 conheceram obras das autoras Clarice Lispector: “O mistério do Coelho Pensante e Quase de verdade”; Blandina Franco: “Quem soltou o Pum”; Angela Lago: “A festa no céu”; Maria Heloisa Penteado: “Lúcia já vou indo”; As turmas dos grupos 5,  apreciaram a obra da autora Cecília Meireles: “Leilão de Jardim”.

 

Alunos pesquisaram e produziram belos trabalhos

 

Segundo a coordenadora Cassiany Amaral, “a leitura eleva o desenvolvimento cultural do leitor e quando estimulada desde a infância é uma importante aliada no processo de aprendizagem”.

 

Ensino Fundamental Anos Iniciais

A coordenadora pedagógica Camila Vivan, do Ensino Fundamental Anos Iniciais, afirmou que “neste segmento, pesquisamos e debatemos a história das grandes mulheres que marcaram a história da humanidade. Algumas delas atuaram como cientistas, escritoras, revolucionárias, médicas, astronautas e tantas outras funções. Mulheres que fizeram história e marcaram com ousadia e coragem para mudar a realidade de preconceito e discriminação”.

 

 

Os 1ºs anos escolheram Ruth Rocha como destaque, valorizando o talento e a importância das mulheres na sociedade.  Ruth Rocha foi homenageada pela Academia Brasileira de Letras em 2016, recebendo o Prêmio Machado de Assis em reconhecimento à sua dedicação para a literatura infantil e juvenil brasileira. O livro  escolhido e trabalhado com os alunos dos 1ºs anos do CSA foi “Borba, o gato” , uma obra dessa renomeada autora que aborda de forma sensível e criativa a história de um gato que vive suas aventuras e descobertas no mundo ao seu redor.

Os alunos dos 4º anos trabalharam a biografia da jovem ativista Malala Yousafzai, que lutou pela educação das mulheres jovens no Paquistão. Após uma roda de conversa sobre a importância do feito e da ativista, os alunos construíram uma carta para ela.

 

As crianças conheceram diversos gêneros textuais

 

As crianças também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a vida das principais autoras que contribuíram e ainda contribuem com a literatura infanto-juvenil brasileira. Após pesquisar e coletar informações pessoais, os alunos registraram através da escrita os destaques de cada autora e os resultados desses trabalhos foram expostos em murais.

 

Produção dos alunos foi exposta em vários espaços do Colégio

 

Nos 5⁰s anos foi realizado um trabalho interdisciplinar de Inglês e Matemática sobre a fantástica Katherine Johnson! Responsável por realizar cálculos complexos a mão, trabalhou na NASA e teve um papel fundamental na primeira missão espacial tripulada dos EUA. Os alunos pesquisaram sobre Katherine e produziram um livro interativo, narrando sua biografia, curiosidades, grandes feitos e descobriram que vale a pena mergulhar no fantástico mundo dos cálculos! Sim, eles podem te levar para a Lua!

 

Ensino Fundamental Anos Finais

 

A coordenadora pedagógica Ana Paula Pereira, do Ensino Fundamental Anos Finais, ressaltou: “nossa semana foi vivida intensamente, recheada de aprendizagem e ações significativas. Alunos e professores mergulharam na temática sugerida “Mulheres na Literatura”.

 

Espaços do CSA foram redecorados com fotografias e trabalhos produzidos pelos alunos

 

De acordo com Ana Paula, a interdisciplinaridade foi trabalhada intensamente, professores de áreas e componentes curriculares distintos, provaram que tudo está interligado.

Nos 8ºs e 9ºs anos a professora de matemática ressaltou que quando alguém pergunta quais são as pessoas mais famosas que se dedicaram à matemática como carreira, provavelmente algum desses nomes surgirão em mente: “Pitágoras, Arquimedes, Isaac Newton. Mas, além da área de estudo, observou, “já notou outra semelhança entre elas? Todas essas pessoas são homens. Isso significa que não há mulheres matemáticas de destaque? Muito pelo contrário. O que acontece é que a história demorou um pouco mais para dar o devido lugar de protagonistas às personagens femininas. Com isso, os alunos dos 8º anos realizaram pesquisas e cartazes mostrando um pouquinho dessas mulheres incríveis”.

 

Ensino Médio

 

O coordenador pedagógico do Ensino Médio Marcelo Khnayfes destacou que muitas ações foram planejadas para a Semana Literária do CSA, envolvendo estudantes de todos os segmentos, com a temática Mulheres na Literatura.

 

Muita inspiração e criatividade

 

“Os espaços utilizados pelos alunos foram ‘redecorados’ com inúmeras informações que fazem referência à muitas das mulheres importantes em muitas áreas do conhecimento”, afirmou Marcelo.

“Fotografias diversas, referências artísticas e literárias, releituras de obras famosas, indicações de leitura, citações que marcaram a história e muita pesquisa em grupo compuseram o trabalho, intensamente desenvolvido pelos próprios alunos, sob orientação e estímulo dos diversos professores em sala de aula”, explicou.

 

Muita inspiração e criatividade

 

Segundo o coordenador, “o trabalho não termina aqui, muitas de nossas atividades ainda contemplarão a temática abordada. Ainda vale ressaltar que a temática “mulheres na literatura” será utilizada na elaboração do vestibular da Unicamp em 2026 – primeira universidade do país a selecionar leituras feitas exclusivamente por mulheres”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.