segunda, 07 de outubro de 2024
Publicado em 12 set 2024 - 09:06:10
Cursos de formação profissional e promoção social são gratuitos e com certificado
Da redação
O Estado de São Paulo conta com 237 sindicatos rurais ligados ao Sistema Faesp/Senar-SP, que atendem todos os 645 municípios paulistas. Isso significa uma demanda gigantesca por conhecimento e uma grande oportunidade de melhorar o nível de capacitação dos produtores e trabalhadores rurais.
Uma capacitação técnica bem feita contribui para o aprimoramento da produção agrícola e para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo.
O Senar-SP já capacitou mais de 5 milhões de produtores e trabalhadores rurais, com mais de 200 mil ações de formação rural realizadas.
Em São Pedro do Turvo, no bairro Palmital, por exemplo, dias 26 e 27 de agosto, foi realizado curso dobre Maracujá – Instalação da Lavoura, onde os alunos participaram de aulas práticas, aprendendo mais sobre a cultura do maracujá desde a escolha da área do plantio.
O curso foi realizado pelo SENAR e Sindicato Rural de Ourinhos, em parceria com Associação de Produtores Rurais Apruspt, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Em Ipaussu, foi oferecido de 2 a 4 de setembro de 2024, curso de Proteção e Combate a Incêndio – NR 23, em parceria com a Prefeitura Municipal.
Os participantes aprenderam sobre a Norma Regulamentadora Vigente 23 e seu aspecto legal, sobre proteção contra incêndio, NR 6 – Equipamento de Proteção Individual, Instrução Técnica 17/2019 Corpo de Bombeiro /SP, sobre proteção ambiental.
Conheceram a teoria do fogo, as formas de propagação do fogo, os tipos de classes de incêndio, métodos de extinção de um incêndio e os agentes de extintores.
Tiveram aula sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os equipamentos de combate a incêndio e detectores, os Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), sobre a sinalização de emergência e o plano de emergência (PAE), além dos agentes de riscos elétricos, químicos, térmicos, mecânicos, entre outras informações importantíssimas para a prevenção e controle de incidentes, gerenciamento de emergência e primeiros socorros.
No curso de Segurança no Trabalho em Altura – NR 35, realizado de 02 até 04/09/2024 em Ribeirão do Sul, os participantes aprenderam sobre Aspectos Gerais, Prevenção de Acidentes no Trabalho, Proteção Ambiental, foram informados sobre a legislação vigente, sobre o histórico da legislação no trabalho, a norma regulamentadora 35 (NR35), o objetivo e campo de aplicação, a responsabilidade dos envolvidos, o planejamento, organização e execução do trabalho em altura, seus riscos, análises, proteção contra quedas entre outros requisitos e acessórios utilizados no trabalho em altura.
O curso foi realizado em Ribeirão do Sul com a parceria da prefeitura municipal e AGROSULINTRODUÇÃO.
Confira as fotos dos cursos:
Imagens: Divulgação.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.