segunda, 15 de abril de 2024

SESI Ourinhos é campeão nos Estados Unidos em campeonato de Robótica

Equipe contou com ex-aluno da unidade como técnico do time

 

Da redação

 

O domingo, 14 de maio, terminou em Ourinhos com grande comemoração por parte de toda a população, que em pouco tempo fez viralizar nas redes sociais a grande conquista do grupo de robótica do SESI, o Robotics School, que sagrou-se campeão na FLL Western Edge Open nos Estados Unidos.

 

Luciana Ventola, Ana Luisa, Maria Eduarda, Gabriela, Giovanna Medeiros, Giovanna Bueno, Luiz Felipe, João Pedro, Guilherme Rafael e Talles

 

Após meses de dedicação e três dias de competição, os ourinhenses venceram o importante torneio que aconteceu na cidade de Long Beach, no estado da Califórnia, EUA. Além da primeira colocação na classificação geral do torneio, eles ainda receberam um prêmio no 4º lugar pelo desempenho do robô.

A competição consiste, em resumo, em duas grandes avaliações. Uma sobre o projeto de pesquisa de inovação e outra no desafio de missões que o robô precisa executar.

 

A equipe representou o Sesi-SP, que tem um histórico de quase 15 anos investindo na robótica

 

Esta edição se tornou ainda mais especial, pois contou com a participação do ex-aluno da Escola Sesi de Ourinhos, Luiz Felipe Carvalho, como técnico do time. Ele estudou de 2011 a 2015 na unidade e foi parte do time de robótica que venceu também nos Estados Unidos em 2013. Hoje, formado técnico em eletromecânica e engenheiro eletricista, é funcionário do Sesi e atua como orientador de educação digital.

 

Luiz Felipe Carvalho, ex-aluno e hoje técnico da equipe

 

“Foi um momento mágico tanto na minha vida quanto na desses alunos. Conseguimos mostrar ao mundo o potencial do nosso time, do SESI-SP e do Brasil! Há 10 anos, eu estive nos EUA competindo no mesmo evento como aluno. Naquela época, ficamos em segundo lugar e essa experiência influenciou profundamente minha vida profissional. Agora, como técnico do mesmo time do qual um dia fui aluno, pude conduzi-los novamente ao pódio. É um sentimento indescritível! Fico feliz por ter tido a oportunidade de retribuir o que um dia fizeram por mim,” contou Luiz.

 

Luiz Felipe em 2013 quando competiu como aluno pela equipe do Sesi

 

FORMAÇÃO DA EQUIPE – A equipe Robotics School é formada por Gabriela Oliveira de Souza, Maria Eduarda Gomes de Moraes, Talles Leandro Pedroso de Oliveira, Giovanna Medeiros Medrado Ferreira, Guilherme Rafael Tintore da Silva Alves, Giovanna Bueno de Sousa, todos do 8º ano, João Pedro Ferraz Candido, do 7º ano do Ensino Fundamental, e Ana Luisa Luvisoto, do 1° ano do Ensino Médio. Todos trabalharam em conjunto para que o time alcançasse o prêmio máximo da competição.

A equipe representou o Sesi-SP, que tem um histórico de quase 15 anos investindo na robótica para os alunos, tanto como componente curricular desde o primeiro ano do ensino fundamental, como também incentivando a participação dos estudantes em competições educacionais. O Sesi de Ourinhos sempre se destacou nas competições da modalidade FLL e este é o oitavo prêmio internacional que a escola recebe.

Diretora Luciana Ventola e técnico Luiz Felipe

 

SOBRE O PROJETO DOS ALUNOS – Este ano os alunos desenvolveram um dispositivo de segurança contra o superaquecimento em tomadas. O objetivo é evitar o derretimento dos cabos e da tomada em si, o que evita falhas no circuito elétrico, manutenções recorrentes e até possíveis incêndios. Para o desafio do robô, os alunos desenvolveram toda a programação para a execução das missões, pensando também no desempenho, design e agilidade.

 

Equipe conquistou o 8º prêmio por Ourinhos e 9º representando o Sesi-SP

 

HISTÓRICO DE PRÊMIOS MUNDIAIS DO TIME ROBOTCS SCHOOL DE OURINHOS

2010 – Delph (Holanda) 3º Lugar Design de robô

2013 – Sant Louis (EUA) – 2º Lugar Champions Award

2015 – Tenerife (Espanha) – 1º Lugar Champions Award

2018 – Debrecen (Hungria) – 1º Lugar Solução Inovadora

2019 – Izmir (Turquia) – 1º Gracious Professionalism

2021 – (Grécia) – 4º Lugar Excelência em Engenharia

2022 – Rio de Janeiro (Brasil) – 4º Lugar Projeto de Inovação

2023 – Long Beach (EUA) – 1º Lugar Champions Award e 4º lugar pelo desempenho do robô

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.