quinta, 18 de julho de 2024

Sessão Solene na Câmara traz como tema a Campanha da Fraternidade 2017

Publicado em 17 abr 2017 - 12:50:46

           

Da redação

Na primeira terça-feira deste mês, a pedido do vereador Caio Lima, foi realizada na Câmara Municipal de Ourinhos uma Sessão Solene para apresentação da Campanha da Fraternidade 2017, que tem como tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da Vida” e como lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

Estiveram presentes nesta Sessão o Presidente da Câmara Alexandre Dauage, os vereadores Sargento Sérgio e Abel Fiel, demais autoridades como Dom Salvador Paruzzo bispo diocesano; Presidente da OAB de Ourinhos, Roberto Carrasco; Júlio César Gurgel, Secretário do Meio Ambiente; Sargento Piza, Tiro de Guerra; Presidente do Rotary Clube de Ourinhos, Eleida Zanuto Cione e demais Padres, Seminaristas e representantes do clero e leigos de diferentes paróquias ourinhenses.

Em seu discurso, como idealizador do evento, o vereador Caio Lima ressaltou a importância da Campanha da Fraternidade deste ano, que traz uma reflexão profunda ao Poder Público e a todos os cidadãos brasileiros, sobre a responsabilidade de cada um frente ao Meio Ambiente “Nossa Casa Comum”, elencando algumas leis já existentes no ordenamento jurídico, que protegem e guardam o Meio Ambiente como um direito à todos.

Usando da palavra, o representante diocesano da Campanha da Fraternidade, Professor Maurício de Aquino, trouxe um pouco do histórico das Campanhas da Fraternidade no Brasil que se iniciaram ainda em 1964, bem como a sua relevância social frente a inúmeros problemas. Citou a Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si” que trata do cuidado ao Meio Ambiente, trazendo à necessidade de unirmos forças, num mundo individualista e materialista, urge uma consciência de responsabilidade a todos. 

Os alunos de Pós Graduação do Curso de Geografia da UNESP de Ourinhos – Fernando Ribeiro e Laureane Rodrigues, em seguida usaram a palavra trazendo uma explanação concreta sobre os Biomas Brasileiros, citando a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e Pampa, de forma objetiva trouxeram à realidade local, sobre os males que em muitas vezes o poderio econômico e interesses imediatistas trazem na conservação dos mesmos, e sobre a necessidade de um planejamento e um trabalho ecológico para nortearam a nossa cidade.

Em seguida, o Secretario do Meio Ambiente Júlio César Gurgel trouxe alguns exemplos importantes de sua experiência sobre o cuidado no Meio Ambiente, respondendo inclusive, perguntas sobre a Coleta Seletiva, lixo urbano, sobre o tratamento de esgoto, aterro sanitário, entre outras. Enfatizou sobre o poder da cada um em sua individualidade como um fator determinante para um meio ambiente coletivo e de qualidade.

Concluindo, Dom Salvador Paruzzo agradeceu a Câmara pela iniciativa, fazendo a leitura da mensagem do Papa Francisco à Campanha da Fraternidade especialmente para o Brasil, entendendo que nossa relação com Deus se expressa também através do cuidado com a nossa “Casa Comum”.

A Sessão Solene se encerrou com o canto do Hino da Campanha da Fraternidade, interpretado pelo Coral da Júnia que abrilhantou o evento.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.