segunda, 28 de outubro de 2024

Surge o Grêmio Esporte Clube de Ourinhos

Publicado em 01 ago 2015 - 09:36:19

           

José Luiz Martins

Está surgindo um novo empreendimento na área esportiva na cidade, o Grêmio Esporte Clube de Ourinhos é uma iniciativa do ourinhense e ex-jogador Murilo Oliveira, que tem entre suas principais metas inserir a cidade no futebol profissional.

Sua trajetória de atleta começou quando garoto na escolinha de futebol São Pio X na vila Margarida, posteriormente foi aluno do Professor Lone no CAO indo jogar na SantaCruzense, já galgando as fileiras do futebol profissional. Com 17 anos já tinha se profissionalizado e teve passagens pelo São Bento, Palmeiras, Corinthians, até se transferir para Israel em 2010.

Na sequência chegou até o San Marino, clube da serie C na Itália se transferindo para a equipe do San Andrew em Barcelona. Time da serie B na Espanha, o clube é de propriedade do jogador Daniel Alves e foi onde Murilo Oliveira deu por encerrada a carreira como atleta profissional.

De volta ao Brasil decidiu se enveredar pelos caminhos empresariais que o futebol oferece, ele revelou a reportagem do NOVO NEGOCIÃO que a ideia de atuar na formação base de jovens iniciantes no esporte surgiu no ano passado, quando ainda estava na Europa. “Eu estava em Manchester fazendo contatos com o pessoal da BR 101 Sports, empresa de um brasileiro com sede na Inglaterra, falei de toda estrutura que temos aqui no Clube Atlético Ourinhense, do passado glorioso que Ourinhos teve no futebol e da situação que estava nos últimos anos. Foi aí que começou a se  desenhar esse projeto. Eles se surpreenderam com as possibilidades de uma parceria”.

Sua atividade empresarial no segmento de gestão e marketing esportivo começou com a M-Eleven Sports, empresa fundada por ele no inicio de 2015. Fez contatos com a diretoria do clube e empresários ourinhenses expondo seu projeto e fazendo uma sondagem sobre a criação de um novo clube, visando uma futura profissionalização de uma equipe da cidade. Disse ter ouvido muitas opiniões contrárias, mas continuou apostando e os resultados positivos no seu intento começaram a se concretizar. 

Algumas empresas de porte como a Industria Tecnal, Teto Forte e Automar estão simpáticas ao projeto e já figuram como apoiadores para que tudo siga em frente com parceria firmada com o CAO e BR 101 Sports, afirmou o ex-atleta “A nossa intenção é chegar até o campeonato Paulista no ano que vem nas categorias sub 15 e 17. Vamos dar oportunidade para os atletas da cidade, trazer de volta a tradição do futebol local com o Grêmio Esporte Clube de Ourinhos”, destacou.

Conforme Murilo as possibilidades de se formar a equipe e participar já no próximo ano do paulista na categoria de base são grandes. Passam pelo modelo de migração entre clubes citando como exemplo a que ocorreu entre Grêmio Barueri e o Grêmio de Presidente Prudente em 2010. No momento o objetivo é preparar uma equipe para no final do ano realizar alguns amistosos com times de expressão, com isso pretende atrair a população para a retomada do futebol considerando que o público é parte muito importante para que o projeto se concretize. “Queremos conscientizar Ourinhos que podemos sim ter uma equipe que caminhe para esse nível do futebol. Mas é preciso a ajuda de todos, do empresariado como patrocinadores, do poder público e principalmente da população”.

O novo clube criou recentemente um perfil no Facebook (Grêmio Esporte Clube de Ourinhos), onde estão sendo divulgadas todas as ações em torno do projeto. O último comunicado postado avisa os interessados no projeto que já estão disponíveis as fichas de inscrições para atletas que desejam fazer avaliações nas categorias de base.

As vagas são para atletas das categorias Sub-15 e sub-17 ou seja, para atletas entre 13 e 17 anos, as avaliações serão gratuitas para 25 atletas por categoria, sendo que no início apenas para atletas de Ourinhos que concorrerão a 16 vagas em cada categoria. Murilo salienta que os aprovados não terão custo algum com materiais de treinos, jogos e tão pouco será cobrada mensalidade dos atletas selecionados.

Para as avaliações os atletas deverão portar seu próprio material adequado para a prática do futebol (chuteira, calção, meias e camisa), findada a seleção será disponibilizado o material de treino do próprio clube. Os responsáveis pelos atletas/candidatos deverão assinar a ficha de inscrição, o candidato deverá entregar 2 fotos 3×4 e um exame/atestado médico comprovando que está apto para a prática de atividades físicas. As fichas estão disponíveis na sede do Clube atlético Ourinhense. Mais informações pelo fone (14) 99757-5848 ou gremioecourinhos@gmail.com.

O futebol profissional em Ourinhos – Nos seus quase cem anos de história, a cidade de Ourinhos manteve por décadas a tradição futebolística envolvendo grupos e pessoas que dedicaram a vida social esportiva em torno do futebol na cidade, principalmente em torno do futebol amador. Houveram momentos de maior e menor efervescência até meados dos anos 90, quando diante de novos contextos econômicos, sociais e culturais, gradativamente o interesse e incremento do futebol local foi diminuindo. Muitas pessoas não sabem, mas a cidade teve períodos em que o futebol profissional esteve presente em sua história. Primeiro com o Ourinhense tentando acesso a 1ª divisão do Campeonato Paulista de 1950 a 1952, e de 1961 até 1966, desta vez pela 3ª divisão de acesso ao Paulista atual A3. Outra investida foi do Esporte Clube Gazeta entre 1980 e 1982 disputando a 3ª divisão do Campeonato Paulista.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.