terça, 17 de setembro de 2024
Publicado em 01 nov 2016 - 11:48:57
Da redação
Na última terça-feira (25) o presidente, Ney Ribas, a vice-presidente do conselho superior, Elza Martelli Xavier e a diretora executiva do Observatório Social do Brasil (OSB), Roni Enara, estiveram em Maringá – PR, em reunião com o reitor do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Wilson Matos da Silva, formalizando uma parceria entre as instituições.
O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico científicas, além do desenvolvimento de projetos, cursos e programas da pesquisa e da extensão universitária.
Com a assinatura do termo, a ideia é que, a partir de 2017, quando se iniciará oficialmente o convênio, projetos acadêmicos possibilitem que cerca de 1200 alunos do curso de Serviço Social por ensino a distância (EAD) da universidade tenham a Rede OSBrasil como campo de estágio, e outros mais de 100 mil alunos tenham acesso a videoaulas sobre controle social, Observatório Social e a atuação dos OS, nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa, e de Formação Social e Ética, obrigatórias em todos os cursos da Unicesumar.
Segundo Roni Enara, até o início do acordo, em 2017, as instituições estruturarão um plano de trabalho. “Será feito um comunicado oficial para todas as unidades da Unicesumar e para toda a Rede OSB sobre como serão os procedimentos em relação a essas duas áreas de atuação”, explicou.
Wilson ratificou a relevância do trabalho dos observatórios sociais e comentou sobre a importância da parceria. “Acreditamos na educação como resgate da dignidade humana. Tenho certeza que as atuações do Observatório Social só têm acrescentado em ações para uma educação melhor, por esse motivo, é de grande importância de firmar este convênio e trabalharmos juntos em busca do bem comum”.
As primeiras videoaulas já foram gravadas e Ney Ribas palestrou para coordenadores, diretores e equipe das disciplinas de Formação Sociocultural e Ética e Metodologia de Pesquisa Científica com o tema Educação para Cidadania. O presidente do OSB explicou que a parceria permitirá que os alunos atuem cumprindo horas de estágio em um trabalho relevante, no contato com as prefeituras, identificando e mapeando dificuldades gerenciais visando propor ações de melhoria como produto final. “As ações e pesquisas em campo de estágio trarão para o seio dos OS, de todas as cidades onde a Unicesumar tem alunos, uma verdadeira força transformadora, unindo a ‘argamassa do saber’ com a ‘atitude do fazer’”.
A expectativa de Ribas é que a parceria sensibilize mais Líderes empresariais. “Este Termo de Cooperação demonstra que o Pacto pelo Brasil é possível e o exemplo da Unicesumar fortalece o principal pilar de ação da Rede OSB. O Brasil e as futuras gerações agradecem”, concluiu
Sobre o Observatório Social do Brasil: O Observatório Social do Brasil é uma organização, integrada por cidadãos brasileiros, democrática e apartidária que visa reunir o maior numero possível de representantes da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Cada Observatório Social está a favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que voluntariamente entregam-se à causa da justiça social.
Saiba mais em www.osbrasil.org.br ou entre em contato pelo telefone 41 3307-7058 e e-mail secretaria@osbrasil.org.br
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.