quarta, 12 de junho de 2024

Tocá e Votorantim capacitam profissionais da construção civil

Hernani Corrêa

A Tocá Materiais para construção, em parceria com a Votorantim, promoveu mais uma oportunidade de conhecimento e reciclagem aos profissionais da área da construção civil. O evento foi realizado na noite de quarta-feira, 25, na Churrascaria Ilha do Sol e reuniu dezenas de pessoas.

José Carlos Januário, o palestrante, tem 38 anos de experiência no ramo de argamassa, trabalha há 15 na empresa, é químico, técnico em edificações, assistente técnico da Votorantim e responsável pelo SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa. Ele foi apresentado por Silvia Moraes Pedraça, vendedora que atende cerca de 50 clientes em 40 municípios de nossa região.

Januário iniciou contando a história do cimento, inventado em 1756 e depois mostrou os tipos, as composições e as misturas feitas dependendo da região onde é produzido. Citou os tipos de aplicação como no concreto, contra piso ou argamassa e ensinou a relação do produto com a água, onde quando é utilizada em excesso, diminui a resistência do cimento.

O profissional também explicou corretamente o famoso “traço”, que deve ser utilizado o mesmo recipiente para medir o cimento, a areia, a cal e a pedra e alertou que o cimento empedrado não deve ser utilizado. “Muitos costumam passar em uma peneira, mas isto é incorreto porque o cimento já perdeu suas propriedades e não tem mais qualidade”, frisou.

Cal – Januário citou aqui a vantagem da Cal Hidratada CH III Itaú, da Votorantim, que não precisa “descansar” como as outras entre outras vantagens. Disse que o traço correto do reboco externo é 1 (cimento) x 2 (cal) e 6 (areia) e que a cal de pintura já vem com fixador.

Massa pronta – Neste ponto, o palestrante citou e explicou as diferenças entre os tipos de argamassas colantes que, segundo ele, é a evolução da argamassa virada em obra. Exemplificou a argamassa básica Votomassa que, além de maior rendimento, elimina desperdício, é de fácil aplicação e que, além de assentar, também rejunta blocos de vidro.

Atendimento – Januário também orientou os vendedores presentes na forma correta de ajudar o cliente a escolher a argamassa colante correta, diante da diversidade de produtos. Aos profissionais da construção civil, mostrou como calcular o rendimento e a importância da dupla colagem em peças grandes.

Argamassa colante – O palestrante explicou uma a uma, todos os tipos, externa e interna, abordou diversas maneiras de rejuntamento e no final, ilustrou com imagens de diversas “gambiarras” que os pedreiros fazem na construção civil, arrancando risos do público presente.

Antônio Carlos Buratti Corrêa, o “Tocá”, proprietário da loja parceira da Votorantim nesse evento, disse que essa confraternização entre os profissionais e as novidades que são mostradas nesses treinamentos para facilitar ainda mais as suas vidas, é de extrema importância e cria um vínculo maior entre a empresa e profissionais.

“O treinamento é uma evolução para o pedreiro, mesmo para aquele que tem 30, 35 anos de profissão. Os produtos, materiais de revestimento, pisos, azulejos e ferramentas evoluíram, daí a necessidade de uma reciclagem como essa”, afirmou Januário.

A opinião dos participantes – Josemi Aparecido Barbosa de Melo é profissional na construção civil há 36 anos, disse que já usa corretamente as técnicas ensinadas pelo palestrante, mas acha que foi muito importante para aqueles que pensam que sabem, mas não fazem da forma correta.

Claudinei de Mello, que trabalha há 18 anos no ramo da construção civil, considerou de extrema valia, porque com as palestras, consegue conhecer os novos produtos que as fábricas vão lançando e vamos sendo instruídos como usar da forma mais certa.

O evento foi encerrado com um delicioso jantar oferecido pela Votorantim, em parceria com a Tocá Materiais para Construção.

 

 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.