segunda, 17 de junho de 2024

Totalmente regularizado, Mercado Juares volta a vender fogos de artifício

Marcilia Estefani

Os Fogos de Artifício sempre foram utilizados pelo homem para celebrar datas, acontecimentos e conquistas importantes, despertando admiração nos espectadores.

O mercado de venda de fogos de artifícios é guiado por uma legislação específica e rigorosa em função de comercializar produtos controlados de alto risco potencial para a vida e o patrimônio das pessoas.

Os cuidados na operação de uma loja de fogos de artifício não estão limitados à obtenção das licenças de abertura e funcionamento do estabelecimento. Igualmente importantes, são os cuidados permanentes a serem observados para compra, armazenagem e venda destes produtos no seu estabelecimento.

Em Ourinhos, mais precisamente à Rua João Moia Restoi, 115 o Sr. Juares Garcia, há 27 anos no ramo de mercado, também comercializava este tipo de produto e a algum tempo, foi obrigado a parar para se adequar as leis vigentes e oferecer mais segurança e qualidade dos serviços prestados.

“Eu comecei trabalhar em 89 com uma mercearia, depois passei a ser mini mercado e depois estendi o ramo para venda de fogos, os anos foram passando e fui obrigado a parar por causa das leis que pediam uma regularização de acordo com as leis vigentes na época, que mudou muito, muitos artigos, muitas resoluções em relação aos fogos de artifícios. Hoje para se trabalhar nesse ramo tem que ter o curso de técnico ou ser blaster, um responsável técnico”, afirma Juares.

Ele conta também que estas mudanças começaram antes da tragédia de Santa Maria no Rio Grande do Sul, mas que o fato culminou para que as exigências aumentassem, exigissem a regularização conforme as leis vigentes.

Dois anos depois, Juares volta à ativa: “Só agora depois de anos fazendo cursos, com a renovação do prédio, lugar próprio, adequado de acordo com as leis dos Bombeiro, com as normas da Polícia Civil é que volto a desenvolver essa atividade. É necessário ter a licença da Prefeitura, Bombeiros, da Polícia Civil, DPC de São Paulo, fazer cursos exigidos por lei. Agora tenho todos os alvarás, que precisam ser renovados todo ano. Se eu tiver alguma irregularidade entre Bombeiro e Seccional, automaticamente os Bombeiros vão pedir a cassação do meu alvará na prefeitura”, relata o comerciante.

O “Mercado do Juares”, no Jd Ouro Verde, é muito tradicional e possui grande clientela no bairro e de outros bairros da cidade, e tem grande consideração por todos: “Eu gostaria de dar uma satisfação aos meus clientes, pedir até desculpas por ter ficado um tempo sem atendê-los, e hoje eu volto trabalhar, agora com tudo regularizado, de acordo com a lei. Praticamente refiz o prédio todo, que foi a maior dificuldade, tudo para dar uma qualidade maior e segurança a todos”, finaliza.

O Mercado Juares se localiza na Rua João Moya Restoi, 115 – Jardim Ouro Verde, em Ourinhos. Fone para informações: (14) 3322-2363.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.