quarta, 17 de abril de 2024

Santa Casa de Ourinhos recebe prêmio “Hospital Amigo do Transplante”

A CIHDOTT da Santa Casa tem papel essencial na viabilização e cuidado dos doadores de órgãos para transplantes

 

Da Assessoria

 

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Ourinhos teve seu trabalho reconhecido durante o II Encontro Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual da Saúde e a Santa Casa ganhou o prêmio “Hospital Amigo do Transplante”.

As enfermeiras Marta e Magna representaram a CIHDOTT da Santa Casa e receberam um troféu das mãos do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Jean Carlo Gorinchteyn. O evento aconteceu na capital paulista e reuniu médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais ligados à área de cuidados intensivos, aos CIHDOTTS do Estado e também todas as Organizações de Procura de Órgãos do Estado de São Paulo (OPO).

Além das premiações, aconteceram palestras educativas sobre captação de órgãos e tecidos. Foram abordados temas como diagnóstico de morte encefálica; qualidade e segurança na doação e transplante e desafios para o efetivo funcionamento das comissões.

A CIHDOTT da Santa Casa tem papel essencial na viabilização e cuidado dos doadores de órgãos para transplantes. A Comissão exerce suas atribuições de maneira cooperativa com as organizações de procura de órgãos (OPOs) e ambas são co-responsáveis pelo desempenho da rede de atenção à doação de órgãos.

Cabe à CIHDOTT realizar a chamada busca ativa, que é a identificação de doadores potenciais de órgãos e tecidos. Para isso, articula-se com as equipes médicas do hospital, em especial da UTI, no sentido de estimular a otimização e manutenção das condições clínicas dos doadores.

Para isso, a realização de encontros com o fim de integração e atualização do conhecimento técnico-científico é de fundamental importância.

Setembro Verde

O mês é voltado para conscientização com o objetivo de diminuir o tempo de espera por um órgão e potencializar o número de doações. A campanha Setembro Verde é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado hoje, 27 de setembro.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.