quinta, 22 de maio de 2025

Transformação do caótico trânsito ourinhense é um dos objetivos para 2018

Publicado em 17 jan 2018 - 09:39:13

           

Alexandre Mansinho

 

Dr. Wagner Soares, secretário de segurança pública da cidade de Ourinhos, em entrevista ao Jornal Negocião, disse que há inúmeras ações sendo tomadas para melhorar a fluidez do trânsito e diminuir os acidentes: “em diversos pontos há, além das câmeras de monitoramento e dos radares fixos, aparelhos que têm o objetivo de mapear o fluxo e fornecer dados para que, com base em critérios técnicos, possamos promover mudanças”.

 

PERTO DO CAOS – acompanhando o crescimento acima da média dos habitantes, o número da frota de veículos de Ourinhos também cresceu bastante: há perto de 67 mil veículos registrados na cidade e mais um total aproximado de 11 mil veículos de cidades vizinhas que aqui vêm para visitar o comércio. Esses quase 80 mil veículos acabam, nos dias úteis, concentrando-se na região central da cidade, fato que produz, em alguns horários, um verdadeiro “engarrafamento” típico de grandes cidades.

“ONDA VERDE” – Uma das primeiras ações para alcançar os objetivos de melhor fluidez e segurança é a sincronização dos semáforos em algumas vias para, nos horários de maior movimento, aumentar o fluxo do trânsito. Segundo o arquiteto Fabiano Trovo, assessor de projetos da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), a Onda Verde será implementada, a princípio, na Rua dos Expedicionários e na Avenida Altino Arantes: “a abertura do verde simultâneo ocorre das oito da manhã até oito da noite (…) depois das oito, de um semáforo para outro existe uma defasagem no tempo justamente para que o motorista não corra muito (…) se sair de um correndo, vai pegar o próximo fechado”, informa Trovo.

MUDANÇAS NO SENTIDO DAS VIAS – Conforme dito por Dr. Wagner, a população pode se preparar para mudanças no sentido das vias, ou, como se diz popularmente, “mudanças na mão das ruas”. Os últimos meses serviram para o levantamento de dados técnicos para subsidiar essas alterações: “haverá mudança no sentido do trânsito de algumas vias, mas não há motivo para preocupação dos motoristas pois haverá muita divulgação”.

E O CONSELHO MUNICIPAL DE TRÂNSITO? – Criado no segundo semestre de 2017, o Conselho Municipal de Trânsito (CMT) tem por objetivo auxiliar o executivo na idealização e implementação de mudanças no mapa das vias e em campanhas de educação para o trânsito. No entanto, segundo pessoas ouvidas pelo Negocião, a Prefeitura não realizou nenhuma reunião desse Conselho ainda: “Várias mudanças estão sendo postas em prática, e a arrecadação do dinheiro das multas está crescendo também (…) uma reunião com os membros do CMT iria dar a transparência necessária para a população”, diz Dr. Roberto Carrasco, presidente da OAB SubSede Ourinhos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.