domingo, 03 de dezembro de 2023
Sabe aquela dor em determinada parte do corpo que você sempre sentiu e nunca conseguiu curar? Já não sabe mais o que tomar, o que fazer, para onde ir? Pois não desista, já ouviu falar sobre a osteopatia? Ela pode resolver seu problema!
Para saber mais sobre a Osteopatia fomos conversar com a Dra. Viviane Sonsin do Nascimento, fisioterapeuta especialista em fisiologia do exercício, treinamento resistido na saúde, doença e envelhecimento – USP e Osteopatia – UEMP.
A profissional explicou que a Osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still por volta de 1874 e é considerada uma das disciplinas da medicina alternativa não convencional.
É um meio de diagnóstico, tratamento e cura que utiliza recursos manuais para eliminar as causas de uma saúde prejudicada (doença), fortalecendo o poder curativo básico que existe dentro do próprio corpo (auto cura). Segundo Viviane, o método procura identificar distúrbios a partir da análise do corpo humano na íntegra. Fundamenta-se no conceito de que todas as partes e sistemas do organismo humano funcionem de maneira conjunta e busca compreender a dinâmica da doença no contexto global de cada indivíduo. Através de técnicas manuais, tem como objetivo restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema musculoesquelético, crânio-sacral e visceral, mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas. As técnicas podem ser aplicadas sobre músculos, ossos, nervos, artérias e vísceras.
Segundo ela, pessoas que tiveram AVC não podem fazer osteopatia sacrocraniana, mas é possível aplicar outras vertentes. “Não se pode usar a osteopatia estrutural numa pessoa com osteoporose, mas podemos aplicar técnicas sacrocranianas ou viscerais. Não devemos aplicar a osteopatia sacrocraniana a quem sofra de epilepsia, mas sim técnicas mais musculo-esqueléticas”.
De modo geral, os problemas de coluna são os mais tratados com a osteopatia, cerca de 80% dos pacientes que procuram tratamento osteopático sofrem de alguma disfunção na coluna vertebral. As principais indicações para tratamento com o método são Hérnia de disco, lombalgias, tendinites, bursites, compressões neurais, tensões musculares, dores relacionadas ao estresse, dores crônicas na nuca e lombar, dores ligamentares e articulares.
O melhor de tudo, de acordo com a especialista, é que o tratamento é puramente manual, com grande eficácia, não é invasivo e o paciente observa uma melhora dos sintomas logo nas primeiras seções. A osteopatia é reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e é recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Se você sofre com algum desses sintomas ou deseja fazer um acompanhamento preventivo sem dúvida vale a pena experimentar.
A Dra. Viviane Sonsin do Nascimento, CREFITO 203890F, atende no CEAFS – Academia e Fisioterapia Supervisionada, localizado na Rua Silva Jardim, 878 Vl Moraes, fone 3324-9288. Venha conhecer um pouco mais sobre este tratamento alternativo que pode melhorar e muito a sua qualidade de vida!
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.