sábado, 13 de abril de 2024

Triunfo Transbrasiliana lança campanha para reforçar o perigo de usar celular ao volante

 Assessoria de Comunicação

 

No trânsito, uma simples distração ao volante pode ocorrer em segundos, porém, é o suficiente para mudar o curso de uma vida. Hoje, um dos vilões que tiram o foco dos motoristas é o celular. No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfico – Abramet, o uso do dispositivo ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito, com mais 154 fatalidades por dia.

Falar ao celular ou enviar mensagens aumenta em até 400% a chance de ocorrer sinistros de trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma rápida olhada na tela pode ter consequências fatais, visto que ocasiona distração em três níveis: manual (quando o motorista tira a mão do volante, ao passo que as duas mãos deveriam estar comandando a direção), visual (quando o motorista desvia o olhar para o celular) e cognitiva (quando o motorista perde o foco, se distrai e consequentemente necessita de maior tempo de reação em qualquer decisão a ser tomada).

Diante desta realidade, a Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, lança neste mês de outubro a campanha educativa “Ou você dirige, ou você digita”. O objetivo é conscientizar os motoristas que manusear o celular ao volante pode resultar em situações trágicas no trânsito.

A campanha será divulgada nos meios de comunicação da Companhia como: cartazes fixados nas cabines das quatro praças de pedágio (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz), no site institucional (www.triunfotransbrasiliana.com.br), no X (@br153sp), no perfil no Instagram (@triunfotransbrasiliana), no LinkedIn e também em mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo do trecho.

Para o Diretor de Engenharia e Operações da Concessionária, Daniel Victorino, o uso de celular pode ser fatal para os motoristas. “O celular já é considerado o terceiro maior causador de mortes de trânsito no Brasil, ficando atrás apenas do excesso de velocidade e da combinação álcool e direção. Além de ser um ato irresponsável, digitar ou visualizar mensagens ao dirigir deixa o motorista sem prestar atenção na via, por 4,5 segundos, em média. Este tempo pode ser decisivo”, comenta.

A Triunfo Transbrasiliana realiza constantemente campanhas educativas para reduzir o número de vítimas no trânsito. A Companhia faz parte da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, entre eles a meta 3.6 – Até 2030, reduzir pela metade as mortes e lesões por acidentes no trânsito.

 

INFRAÇÕES E MULTAS – De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas que forem flagrados pelas autoridades de trânsito segurando ou manuseando o celular enquanto dirigem, terão que desembolsar R$ 293,47 em multa (infração gravíssima), além de acumular sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.