domingo, 14 de abril de 2024

Unidade de Pesquisa da Santa Casa de Ourinhos participa do Congresso HEMO 2022

Referência em produção científica, a agência transfusional apresentou 6 trabalhos no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular

 

Da Assessoria

 

A Santa Casa de Ourinhos vem firmando-se como um centro de pesquisa com grande e constante produção científica, sendo reconhecida nas melhores publicações da área. Para se ter ideia do volume de pesquisa, somente no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, o HEMO 2022, seis painéis foram apresentados.

O HEMO terminou o último sábado e a Santa Casa foi representada pelo diretor técnico do hospital, Dr. Paulo Novita, pela diretora da Agência Transfusional, Dra. Juliane Campos Gazola, pela médica residente em Clínica Médica, Dra. Amanda Artoni e pela enfermeira da Agência Transfusional, Eline Florentino.

 

 

“Apresentamos seis trabalhos. Dois deles feitos pela Agência Transfusional, em parceria com o Departamento de Clínica Médica do Hospital, sendo relatos de casos de pacientes que tiveram demanda diferente, chamando nossa atenção na área hematológica e transfusional. Um desses trabalhos é um relato de caso sobre um paciente com anemia molítica autoimune e o outro é sobre possível reação transfusional aguda imune, uma reação bastante rara. Relatamos esses casos, nossas condutas, desafios e como conseguimos dar um desfecho”, contou Dra. Juliane.

 

 

Outros três trabalhos foram desenvolvidos pela equipe da Agência Transfusional. “De um deles levantamos a prevalência da tipagem sanguínea dos pacientes que recebem transfusão no hospital nos últimos 5 anos, também levantamos a prevalência da tipagem sanguínea dos recém-nascidos da Santa Casa nos últimos 5 anos, fizemos os dados estatísticos da tipagem e teste de coombs e o terceiro trabalho levantamentos a prevalência dos anticorpos irregulares presentes nos pacientes atendidos últimos 5 anos”.

 

 

Dra. Juliane também contou que o sexto trabalho foi realizado em parceria com os graduandos de Biomedicina da UNIFIO. “Os alunos desenvolveram um manual transfusional para ser disponibilizado aos médicos e equipe de assistência desse hospital”.

 

O reconhecimento e fortalecimento de todo esse trabalho científico veio também com a publicação, no último dia 15, dos resumos na Revista da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. “É uma revista de grande impacto na área, publica os principais estudos e trabalhos científicos da atualidade”.

 

 

Sobre a participação no Congresso, Dra. Juliane destaca que sempre o objetivo da Unidade de Pesquisa da Santa Casa é trazer as melhores condutas, conforto e bem-estar para os pacientes. “A nossa ida ao Congresso visa trazer novidades, discutir os dados e debater nossas pesquisas e ideias”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.