quarta, 17 de julho de 2024

Usuários reclamam de unificação de linhas de ônibus da Cohab, Vila Musa e Pacheco Chaves

Publicado em 12 fev 2016 - 04:31:14

           

José Luiz Martins

A redação do NOVONEGOCIÃO recebeu várias reclamações segundo as quais, mudanças de horário feita pela CCO e unificação de alguns itinerários estariam causando transtornos para os usuários, sobretudo, na região da Cohab, Vila Musa e Pacheco Chaves.

De acordo com os reclamantes, agora um único ônibus cobre 3 linhas de forma consecutiva. Para os usuários o novo sistema está prejudicando quem depende do transporte em determinados horários, com pessoas que trabalham a noite perdendo o horário para chegar aos seus locais de trabalho com o tempo de espera chegando a quase duas horas no ponto. 

Segundo as queixas, no caso da Cohab os coletivos estão transitando com super lotação desde que passaram a levar passageiros para a vila Musa e para o Pacheco Chaves, não retornando pelo mesmo trajeto, deixando o usuário sem saber o que fazer e a quem recorrer.

Um outro questionamento refere-se ao início das aulas, com usuários se perguntando como farão para acomodar os alunos que virão da Etec, da Fatec e da Estácio de Sá. 

Conforme um morador da Cohab que entrou em contato com a reportagem, o que vem ocorrendo é uma falta de respeito, já que pode-se observar que as vezes idosos, mulheres grávidas, mães com bebês no colo ficam sem ter onde sentar. É comum também quedas de idosos pois os motoristas trafegam em alta velocidade para poderem fazer as três linhas em tempo hábil.

Em ruas com trafego limitado, os 40 km por hora não são respeitados e com excesso de velocidade corre-se o risco de mais acidentes. Outras queixas dão conta das péssimas condições dos ônibus, com alguns não possuindo elevador para o transporte de cadeirantes e alguns outros com esses dispositivos quebrados. 

A reportagem do NOVONEGOCIÃO entrou em contado com a CCO – Circular Cidade de Ourinhos e segundo informações, não houve redução ou mudanças de linhas, o que ocorre é que a partir das 19:40hs algumas linhas foram mescladas por contingência. “Hoje em dia não há passageiros, não temos um número grande de usuários para algumas linhas onde há dois bairros um do lado do outro. Então colocou-se apenas um ônibus pra fazer” explicou.

Exemplo disso é a Cohab e a vila Musa, onde a partir das 19:30hs o ônibus faz o itinerário da Cohab na ida e volta fazendo o itinerário da vila Musa. De acordo com Juliano, a quantidade de passageiros nessas linhas não dá a lotação de um coletivo, por isso foi unificado o itinerário. Os horários continuam idênticos ao que era antes e o coletivo corre a linha a cada 30 ou 40 minutos, o que ouve foi a diminuição de carros rodando. 

Ele ressaltou que é um período de teste que foi explicado à população em comunicado aos usuários colocado nos coletivos há aproximadamente 25 dias, período que esse teste do sistema foi implantado. “No terminal existe um local para colher reclamações e sugestões, onde a população pode se manifestar. Como disse estamos testando e vamos fazer as adaptações e modificações necessárias.

Disse ainda que o experimento com itinerários unificados é uma iniciativa da empresa sem saber dizer ao certo se é necessária anuência da Prefeitura, que é quem fiscaliza o cumprimento do contrato para prestação do serviço de transporte público em Ourinhos. A reportagem tentou contato novamente com a empresa para outros esclarecimentos mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.