sábado, 22 de junho de 2024

Vereador quer o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao Turismo

Assessoria de Comunicação

O incentivo ao desenvolvimento do turismo foi um dos assuntos debatidos pe-lo vereador Alexandre Araújo Dauage “Alexandre Zóio” (PRB), durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada no último dia 11.

Por meio do Requerimento nº 1154/2015, o edil solicitou ao Poder Executivo informações sobre a existência de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo no município. “Recentemente foi aprovado na Assembleia Legislativa do Es-tado e sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin, o Projeto de Lei Complemen-tar nº 32/2012, que objetiva ampliar o número de municípios beneficiados com recur-sos oriundos do Fundo de Melhorias para Instâncias Turísticas. Na prática, institui que 140 municípios passarão a ter incentivo, desde que preenchidos alguns requisi-tos”, explicou.

Alexandre Zóio afirmou que Ourinhos tem grande potencial turístico. “Preci-samos saber se o município possui um plano, um projeto de desenvolvimento turísti-co. Também se tem Conselho Municipal e outras questões. Tenho certeza que o mu-nicípio tem potencial, tendo em vista que possui infraestrutura. Ourinhos pode se fortalecer muito em relação ao turismo religioso, pois temos muitas Igrejas com cons-truções históricas, também o turismo cultural, com os festivais de música e dança, Aogosto das Letras, Curta Ourinhos, Festa de Natal, sem contar o turismo ecológico, pois temos diversas paisagens, com trilhas e cachoeiras”.

O edil ressaltou que o desenvolvimento turístico deve ser feito de forma susten-tável. “Muitos acham que turismo é apenas viajar para praia ou exterior. Existe um forte mercado de turismo no interior, voltado para a qualidade de vida. O turismo é fonte de desenvolvimento social, econômico e cultural. Apesar de Ourinhos já ter vá-rios pontos turísticos como Casa dos Ingleses, Lago da Fapi, Parque Ecológico, Es-tação Ferroviária, Centro Cultural, o calendário anual não atrai grande público para o entretenimento, pois é sempre muito mal divulgado a estrutura de restaurantes e hotelaria. Isso faz com que os visitantes não usufruam, não conheça, melhor Ouri-nhos”.

 O vereador finalizou ressaltando que a iniciativa privada já realiza investimen-tos no setor. “Hoje existe um portal o www.conhecaourinhos.com.br, que é mantido pela iniciativa privada. É importante a Prefeitura planejar melhor o turismo e fazer com que  Ourinhos conquiste investimentos do Governo Estadual”. 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.